Assessoria Corporativa Preventiva


O que é? Quando contratar e quais são as vantagens?

 

 

Elaborar Contrato, Termo de Responsabilidade ou um  Memorando de Entendimentos que lhe assegure segurança jurídica não é uma tarefa simples, muitas pessoas encontram dificuldades em fazê-lo, e por isso, a necessidade da possuir uma assessoria para contratos especializada de natureza mercantil, quanto civil.

Um contrato, não é sobre escrever cláusulas, é sobre identificar possíveis riscos.

Alguns tipos de serviços contemplam a assessoria para contratos, como por exemplo:

Elaboração de contrato
Negociação de contrato
Revogação de contrato
Análise de contrato

Diariamente recebemos alguns questionamentos, como:

Quando contratar uma assessoria para contratos?
Parte da estratégia de sucesso de uma empresa passa também pelas mãos do profissional que elabora e analisa contratos.
O cenário mercantil atual não dá espaço para erros e a advocacia preventiva tem se tornado uma tendência entre empresas visionárias independente do seu porte, uma vez que os planos de assessoria jurídica são personalizados e de acordo com cada demanda.
Consequentemente, de forma objetiva, é a hora de contratar uma assessoria jurídica para este fim, quando a empresa identifica como um risco inerente a prática de assinaturas contratuais.
Isto é, a medida que o volume de contratos chega até a organização, chegam também as preocupações. Afinal, não existe negócio isento de riscos.
Chega o momento de contratar um profissional especializado quando o empresário entende que é necessário maximizar ganhos e minimizar perdas.
Quais as vantagens de uma assessoria para contratos?
São diversas as vantagens de um serviço especializado para contratos.
Como já mencionado acima, um contrato bem elaborado minimiza riscos e melhora condições mercantis em negociações, por exemplo, além de garantir que a empresa se encontra em conformidade com as leis.
É sempre bom lembrar: Se prevenir a um problema é muito mais vantajoso e barato do que resolver um quando ele aparece.
Com essa lógica, a prevenção de danos se torna um dos principais benefícios da assessoria para contratos, podendo quando não evitar, ao menos minimizá-lo.
E um contrato corporativo bem elaborado pode prevenir danos contenciosos ou, ao menos, minimizá-los.
Em suma, isto é feito através de cláusulas voltadas para mediação e arbitragem, técnica utilizada pelo escritório Terrazzan & Almeida para gerar celeridade, economia e satisfação dos nossos clientes, ao prevenir que um conflito vá para o judiciário.
Isso significa que um profissional evitará eventuais problemas jurídicos?
Não.
Mesmo com o máximo de medidas preventivas, as atividades mercantis não estão isentas de riscos, sendo assim, atitudes preventivas não impedem adversidades pelo caminho.
Porém, um trabalho preventivo eficiente facilita a solução, uma vez que o time jurídico já acostumado, poderá se antecipar aos diferentes cenários, sempre com as melhores alternativas para a empresa.
Em outras palavras, o advogado será além de defensor, um conselheiro e consultor na tomada de decisões.
O advogado também pode estar em negociações?
Sem dúvidas.
Um profissional especializado e competente, poderá auxiliar o seu cliente presencialmente em eventuais reuniões técnicas.
Seja em audiências, conciliações ou mediações, um advogado especialista em assessoria para contratos terá condições para travar discussões, protegendo a empresa dentro de limites corporativos, ou em eventuais lacunas que houverem no contrato em questão.
 
 
×

Vamos Conversar?

Clique na atendente

×