Como funciona o contrato com o influenciador digital?

Sumário

Com o avanço da tecnologia, o mundo físico encolheu e as relações entre fornecedores e consumidores tem acompanhado os reflexos nos diversos mercados e nichos de consumo, possibilitando às empresas um novo jeito de disseminar sua marca, captar clientes e maximizar seus lucros.

Neste cenário, o mundo digital propicia o surgimento de novas maneiras das relações consumeristas, sobretudo após o “empurrão” dado pela pandemia e pelos lockdowns, a ida para o digital tornou-se uma estratégia de sobrevivência para as empresas.

Neste cenário, a procura pelas empresas para que os influenciadores digitais produzam conteúdo divulgando sua marca, seus produtos ou serviços está cada vez maior. Mas como evitar dores de cabeça futuras e deixar claro como deverá acontecer essa parceria? Acompanhe os detalhes neste artigo!

O que fazem os influenciadores digitais?

O marketing de influência foca no uso de pessoas influentes para divulgarem o seu produto. Na internet, normalmente são pessoas famosas, ou com um número relevante de seguidores, que utilizam de sua influência para divulgar um produto.

Em alguns casos, eles não cobram nada para divulgar sua marca desde que recebam o produto de forma gratuita. Essa prática é conhecida como permuta. Mas também existem influenciadores que fizeram disto uma profissão, e precisam receber pelos seus serviços.

Mesmo sem ser uma carreira oficialmente regulamentada, as pessoas cada dia mais estão compartilhando seu cotidiano em frente às telas, uma forma de chamar atenção do público que passa a segui-lo e também das marcas, ao demonstrar quantas pessoas podem ser influenciadas se ele fizer o anúncio.

Essa nova e relevante forma de interação social, entre os usuários de internet (consumidores) as empresas (fornecedores), por intermédio das figuras dos influenciadores digitais, mostra-se muito efetiva, pois ao ver um influenciador digital a quem o consumidor possui confiança, empatia, “intimidade”, endossar um produto ou serviço, a probabilidade de conversão em vendas e contratações é alta.

Os influenciadores digitais, em larga maioria, utilizam-se de sua audiência e influência para firmar parcerias, isto é, receber benefícios como descontos, produtos, remunerações pecuniárias, pelos fornecedores, e promovem seus produtos e serviços das mais diversas formas.

Desse modo, é possível perceber que os influenciadores digitais possuem grande relevância na divulgação e indicação de produtos e serviços, tornando-se verdadeiros parceiros das empresas, haja vista o impacto provocado na realidade dos seus seguidores, criando, moldando e induzindo comportamentos para viabilizar escolhas pré-definidas de consumo.

A parceria com influenciadores pode ser um bom negócio?

Sim. Com o crescente número de influenciadores e a confirmação do quanto a sua opinião fortalece vendas e uso de produtos e serviços, as empresas cada vez mais buscam inseri-los e contratá-los para fazerem a publicidade da sua empresa.

Por isso, as marcas investem cada vez mais em marketing de influência e, por isso, ser um influenciador é uma grande oportunidade.

Dado o extremo poder de convencimento e influência sobre os consumidores, as marcas enxergaram nos influenciadores digitais a oportunidade de um contato mais próximo com o seu público. Isto porque os influenciadores se destacam na internet pela sua capacidade de empatia e persuasão social.

O influenciador digital deve estabelecer uma relação contratual com as empresas?

Vale lembrar que a essência de um contrato é estabelecer direitos e deveres entre as partes que celebram algum tipo de negócio. O contrato, portanto, é peça fundamental na relação entre o influenciador e a empresa, tornando-a segura e saudável em todos os seus aspectos.

Assim, o contrato não é apenas uma “mera burocracia” no mundo digital, ele é necessário porque se uma das partes descumprir o que foi acordado a outra pode judicialmente obrigá-lo a cumprir. O contrato tem justamente o papel de intermediar estas relações, estabelecendo regras, garantias, direitos e deveres entre as partes.

Trata-se, portanto, de uma segurança para o influenciador digital. É essencial deixar contratualmente claro os termos do negócio, quanto irá receber, se ele deverá postar em todas suas redes sociais ou em uma específica, quantas vezes terá de aparecer com o produto, tempo de exposição e etc.

Na verdade, com o contrato em mãos, não é necessário ingressar em juízo para demonstrar que o negócio foi realizado, e, sendo necessário ajuizar, fica muito mais fácil demonstrar quais cláusulas do contrato não foram cumpridas.

Um contrato bem elaborado, pode ser executado sem precisar produzir provas e convencer o juiz de que houve a relação comercial entre o influenciador e a empresa.

Além disso, caso alguma das partes não cumpra a sua parte pode haver obrigação em juízo, ou ainda indenização por perdas e danos.

ATENÇÃO: Cada contrato é único e contar com apoio jurídico nesta hora é fundamental para identificar inconsistências, adequando todas as necessidades e assegurando o cumprimento de todas as cláusulas.

O que é um contrato de Publicidade de Digital Influencer?

É um documento que elenca direitos e obrigações da empresa contratante com o digital influencer, onde ambos devem obedecer ao que está previsto no contrato sob pena de sofrer sanções.

IMPORTANTE: Lembre-se você pode acrescentar termos e cláusulas que achar necessárias, cada publicidade tem cunhos específicos que devem ser respeitados pela CONAR, por isso muito atenção.

Por que devo fazer um contrato de publicidade de digital influencer?

Para resguardar os direitos e estabelecer deveres e obrigações, pois assim as partes se resguardam caso no futuro apareça alguma controvérsia e queiram ingressar em meios judiciais, além de servir como prova para ser apresentada, se necessário for.

Como funciona um contrato de publicidade de influenciador digital?

Ele serve para demonstrar quais as vontades e interesses das partes. Esse contrato é muito importante, pois norteia a relação que acontecerá, além de servir como uma forma de prova para eventuais situações judiciais que possam existir.

O que deve ter no Contrato de Influencer Digital?

Antes de tudo, é importante esclarecer que o Influenciador vai prestar um serviço para o seu negócio, não sendo um funcionário e não havendo vínculo trabalhista. Além disso, todas as publicidades devem estar obrigatoriamente sinalizadas.

Lembre-se, o Contrato de Influencer Digital, em regra, não traz promessa de resultado, ou seja, não garante que serão feitas 5, 50, 500 vendas com cada publicação, mas apenas que as publicações vão ser feitas. Assim, o objetivo não será quantificado dessa forma.

O objetivo do Contrato, por exemplo, pode ser o impulsionamento da marca, consolidação em um segmento específico da população ou até sua entrada em um novo segmento. Esses objetivos são importantes, pois, em caso de reposicionamento do perfil do influencer que vá de encontro a esses objetivos, seria possível uma rescisão contratual.

Como funciona a cláusula de exclusividade?

A exclusividade em muitos casos será de grande relevância para a marca contratante, por isso deve estar expresso no contrato se haverá esse dever por parte da influencer ou não.

Quando há dever de exclusividade em Contrato de Influencer Digital, é importante estabelecer qual o tempo de duração, o território que abrange (seja ele geográfico ou em mídias digitais específicas) e que tenha relação com o objeto do contrato (segmento de mercado que a marca está posicionada ou quer se posicionar).

Qual será a duração do Uso de Imagem?

Na hora de costurar o contrato muitos se perguntam: Por quanto tempo a marca contratante poderá usar as imagens e vídeos produzidos pelo influenciador? E, por outro lado, caso as postagens devam ser feitas também no perfil do influenciador, por quanto tempo elas devem permanecer lá?

Lembre-se, esses detalhes são importantes e devem ser previstos contratualmente.

O Direito de Uso da Imagem do Influenciador cessa no prazo estabelecido no Contrato e é essencial que isso seja respeitado, sob pena ajuizamento de ação por danos materiais e morais contra a empresa.

É que a exploração comercial de imagem, ou seja, a exploração com fins econômicos depende diretamente do consentimento do seu titular por se tratar de direito personalíssimo do indivíduo.

Para que serve a cláusula de Moralidade?

A velocidade com que as pessoas ganham espaço na internet é a mesma com que são canceladas, por isso uma cláusula de moralidade pode ser importante.

Consideremos, por exemplo, uma marca vegana contrata uma influenciadora vegana para falar de seus produtos, mas, durante o contrato, ela é flagrada comendo carne em uma churrascaria, o que afeta diretamente o seu posicionamento no mercado vegano e pode prejudicar a imagem das marcas a que está associada.

Por isso é importante que haja uma previsão de que, em caso de mudança de posicionamento, o contrato pode ser suspenso ou rescindido.

Como fazer parcerias com influenciadores digitais?

Com as estratégias certas, influencers podem ajudar pequenas empresas a atingir seus públicos e objetivos.

Pode ser moda, culinária, viagens – ou um pouco de tudo, no chamado lifestyle. Para cada tema ou interesse, há inúmeros influenciadores digitais dedicados a criar conteúdo e reunir uma audiência na internet. Com públicos engajados, eles atraem empresas interessadas em fisgar consumidores.

Só grandes empresas estabelecem conexão com influenciadores digitais?

Não é preciso ter milhões de seguidores ou de reais para investir em parcerias. Micro e pequenas empresas podem acessar esse mercado ao se conectar com influenciadores menores, mas ainda com potencial de gerar resultados.

Não há fórmula mágica que garanta sucesso. Mas alguns passos simples, como a escolha do influencer e a análise dos resultados, aumentam as chances de gerar impacto. Também é recomendável oficializar os combinados em contratos para não perder dinheiro nem ter dor de cabeça.

Qual a responsabilidade dos influenciadores digitais?

Nesse contexto, surge a responsabilidade civil dos influenciadores. O atual ordenamento jurídico brasileiro possui base legal para aplicar tal responsabilização sob a égide do Código de Defesa do Consumidor.

Nesse sentido, o CDC estabelece “a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços”, como direito básico do consumidor.

É possível perceber que os influenciadores digitais, figuram na posição de garantidores, em relação aos produtos e serviços indicados. Quando um influenciador digital indica um produto ou serviço, a sua confiabilidade agrega segurança acerca da garantia de que o produto ou serviço indicado é de qualidade.

Portanto, é preciso estar atento a responsabilidade civil dos agentes que vem exercendo grande influência nas decisões de compras dos consumidores.

O que não pode faltar no meu contrato de Publicidade de Digital Influencer?

Algumas cláusulas são consideradas essenciais e devem constar no contrato, pois assim resguardam ambas as partes na relação contratual adquirida.

A seguir estão descritas algumas cláusulas e informações que devem constar no seu documento:

  • Qualificação completa da parte CONTRATADA e CONTRATANTE (informações como CNPJ ou CPF, endereço da sede, endereço eletrônico, representante legal, etc).
  • Objeto contratual (especifique qual o objeto do contrato, por exemplo, a prestação de serviços de publicidade dos produtos vendidos por nossa empresa ).
  • Obrigações da parte CONTRATANTE.
  • Obrigações do Digital Influencer.
  • Exclusividade da propaganda.
  • Confidencialidade das informações adquiridas advindas da relação contratual.
  • Forma de pagamento.
  • Rescisão Contratual.
  • Renovação contratual.
  • Foro eleito.

Como definir meus objetivos em parceria com influenciadores digitais?

Antes de buscar uma parceria, defina quais são os seus objetivos com ela. Ter isso em mente ajuda a escolher o influenciador certo e a definir os tipos de conteúdo e de parceria a serem combinados. Tornar a marca mais conhecida, ampliar a audiência nos canais digitais e converter o conteúdo em vendas.

Como escolher um influenciador digital?

Lembre-se, não é preciso ter milhões de seguidores para gerar resultados – assim como esse número não é garantia de sucesso. O segredo está em entender o potencial do influenciador de realmente engajar e influenciar o seu público. Um bom termômetro para isso é acompanhar suas postagens e o comportamento da audiência por um tempo.

Avalie previamente a interação entre o influenciador e seus seguidores ou inscritos, assistindo aos stories e acompanhando os comentários. Veja se há engajamento.

Para saber se uma pessoa tem potencial de atingir o seu público-alvo, é preciso entender quem são seus seguidores. O tema sobre o qual ela mais fala é um indício forte – como videogames, maquiagens ou maternidade. Mas dados detalhados sobre a audiência tornam a análise mais precisa.

Ao discutir uma possível parceria, vale pedir informações como a faixa etária, o gênero e as regiões onde moram os seguidores.

Um segundo passo é pedir dados de audiência, como a visualização de stories e a taxa de abertura de links inseridos neles.

Como funciona a parceria com influenciadores digitais?

Na maioria das vezes, marcas enviam seus produtos para que a pessoa os utilize em fotos e vídeos. Há duas formas de fazer isso: fazendo uma permuta ou enviando os itens sem compromisso.

Na permuta, o envio do item é combinado e pode ou não envolver um pagamento em dinheiro. A empresa e o influenciador combinam o tipo de conteúdo que será gerado. Em alguns casos, também definem sua frequência – como o envio mensal de um número de peças em troca de um número de postagens.

No entanto, tem se tornado mais comum pagar pela postagem de acordo com a conversão gerada a partir dela – como um valor determinado para cada vez que um seguidor clicar no link da empresa a partir de um story.

Seja qual for o caso, a recomendação é oficializar o combinado por escrito. Ou seja, estabelecer um contrato. Para isso procure orientação jurídica.

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