Como posso recuperar a minha senha no Meu INSS?

Sumário

É muito comum os segurados não se lembrarem qual e-mail ou telefone cadastraram para ter acesso ao Meu INSS, ou que tenham a senha alterada por terceiros em quem confiaram.

Mas você sabe o que fazer quando, na hora de acessar sua conta no Meu INSS, você encontra dados que não reconhece ou não se recorda mais?

Pois bem, siga esse passo a passo para recuperar sua conta do Meu INSS mesmo se tiver esquecido qual e-mail estava cadastrado.  

Primeira etapa:

Na página inicial do Meu INSS, você irá encontrar uma nova seção criada pela Previdência Social, justamente para agilizar e tentar solucionar casos assim. Não é necessário possuir a senha, justamente por isso é chamado “SERVIÇOS SEM SENHA”.

1) clique em Agendamentos/Solicitações do lado esquerdo da página.

2) Na sequência preencha seu nome, CPF, data de nascimento, e sinalize em NÃO SOU UM ROBÔ. Clique, depois, em CONTINUAR SEM LOGIN.

3) Na página seguinte você terá o histórico dos seus requerimentos. 

4) Clique em NOVO REQUERIMENTO. 

5) Depois, role a página para baixo até o final. 

6) Escolha a opção “Unidade de Atendimento”, que nada mais é do que as agências do INSS mais próximas da sua localidade

7) Em seguida, clique em “Atualização de Cadastro para Emissão de Senha de Meu INSS – Atendimento à distância”. 

8) Na sequência, clique em AVANÇAR.

9) Preencha corretamente os dados do Requerente (CPF, NOME, DATA DE NASCIMENTO), do contato (E-MAIL e TELEFONE) e Adicionais. Clique em AVANÇAR.

10) Posteriormente você irá anexar a documentação; 

IMPORTANTE:

– Para isto, clique no sinal de + e depois clique em ANEXAR e escolha no seu computador o arquivo a ser anexado. 

11) Feito isto, clique em ENVIAR. 

12) Após subir cada um dos documentos solicitados, clique em AVANÇAR

13) Coloque o CEP da sua cidade no espaço indicado e clique em CONSULTAR e selecione a agência desejada para o atendimento e clique em AVANÇAR

14) Feito isso, confira os dados e clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima”. 

 

Pronto! O seu requerimento de atualização de dados cadastrais foi feito com sucesso. Agora é preciso aguardar o INSS analisar e atestar a veracidade da documentação que você anexou. 

  • Agora, iremos lhe explicar como acessar o portal MEU INSS sem a senha, mas esse passo a passo é somente para aqueles segurados que não se recordam qual foi a senha cadastrada, porém se lembram dos dados cadastrais.

Segunda etapa de acesso ao MEU INSS sem a senha

Após o INSS atualizar os seus dados, você entrará novamente na página inicial do portal Meu INSS e clicará em ESQUECI MINHA SENHA.

Na página seguinte digite seu CPF e clique em Avançar.

Na página seguinte clique novamente em ESQUECI MINHA SENHA.

Na página seguinte clique em NÃO SOU UM ROBÔ e em AVANÇAR.

Agora escolha para onde a nova senha será enviada, para e-mail ou telefone. Orientamos que escolha o e-mail para a recuperação de sua senha.

Na sequência clique em NÃO SOU UM ROBÔ e depois clique em ENVIAR CÓDIGO.

O código será automaticamente enviado para o seu e-mail ou telefone, a depender da alternativa de recuperação de senha escolhida pelo usuário. Insira o código enviado e clique em avançar.

(Se o código não chegar, clique em REENVIAR CÓDIGO.)

Pronto! Agora escolha a sua nova senha. Com ela em mãos você poderá voltar a acessar o portal Meu INSS.

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35 respostas

  1. Artigo maravilhoso, nem ligando para o 135 eles dão uma orientação tão completa. Estou passando extamente por esse problema, vou seguir as sugestões de vocês e espero conseguir resolver. Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho!

      1. Prezada sra. Nair. Agradecemos o seu comentário. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  2. Senhores. É muito bom esse tutorial, bem explicativo.

    Só que eu estou com um problema: no item 9, onde devo preencher os meus dados, o meu nome, o CPF e minha data de nascimento já estão preenchidas automaticamente. e não tenho como acessar.

    E o pior, o meu CPF está errado nesse cadastro. Está faltando o primeiro número e não tenho como consertar. O número correto é: 059.017.072-49. O primeiro “0” não aparece.

    Além do que diz que o nome de minha mãe está inválido.

    Podem me ajudar.

    1. Olá, Marcos. Agradecemos o seu contato. Orientamos que o sr entre em contato com a agência do INSS mais próxima de sua residência, pois pelas informações passadas somente a própria autarquia poderá realizar o procedimento. O tutorial funciona na grande maioria das vezes, ou quando não, poderá ser tentado pelo site: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/
      Espero que possamos lhe ajudar sempre. Atenciosamente, equipe Jacome Advocacia

        1. Prezado Sr. José. Agradecemos o seu comentário. Orientamos que entre em contato com o INSS pelo telefone 135. Quaisquer dúvidas entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Ficamos à disposição. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

      1. Prezado Sr. José. Agradecemos o seu comentário. Orientamos que entre em contato com o INSS pelo telefone 135. Quaisquer dúvidas entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  3. Olá! Desde o início da pandemia perdi o contato com a advogada que estava resolvendo minha aposentadoria. Logo, iniciei o tratamento do câncer, então por conta própria, por meio do aplicativo, dei entrada no benefício a pessoas com deficiência, e consegui agendar a perícia para esse ano. A advogada nunca mais me respondeu, ligo e não atende, então dei a documentação para um outro advogado tentar me desvincular dela. Semana passada, mudaram todos os dados da minha conta INSS (telefone, email) e não foi o novo advogado. Fiz a perícia e o resultado sairia hoje e não sei o que deu. A advogada não me atende e creio que foi ela quem fez isso. Como devo proceder? Tem como ela ter acesso ao meu benefício e fazer uso dele caso tenha sido aprovado?

    1. Prezada, sra. Maria. Agradecemos o seu contato. Nesses casos, de acordo com o estatuto de ética da Ordem dos Advogados, não podemos emitir um parecer. Orientamos que a sra. procure e siga as orientações do seu advogado. Atenciosamente, equipe Jacome Advocacia.

  4. UBALDO ELIAS RIBEIRO – OAB-ES 6.959 – Cumprimento-os neste instante, agradecendo a excelente explicação para recuperação de senha junto ao MEU INSS. Poucas vezes vi um tutorial com informações tão precisas. Por isso agradeço. Quem dera mais pessoas dedicassem na mesma presteza e gentileza. Obrigado.

    1. Prezado Dr. Ubaldo. Agradecemos o seu comentário. Conte conosco. Atenciosamente Equipe Jacome Advocacia.

    1. Prezada sra. Eliana. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  5. Prezados, boa tarde, uma pessoa fez meu cadastro no meu inss para dar entrada na minha aposentadoria, mas faleceu sem mim passar a senha, já fiz o procedimento de alteração de cadastro, recebi retorno no INSS que já tomou conhecimento e que meus documentos foram validados com sucesso, isso foi em 27/04/21 e até agora qdo acesso o sistema para recuperar a conta ainda aparece o e-mail o falecido, como devo proceder, pois no135 não consegui.

    1. Prezado sr. Antonio. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  6. Eu fiz o meu requirimento da senha do meu inss no dia 10/05/2021 gostaria de saber se demora muito por que estou precisando muito da senha do meu inss o que faço podr me ajudar??

    1. Prezado sr. Paulo. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Prezada sra. Adriele. Agradecemos o seu comentário. Entre em contato com o INSS pelo telefone 135. Atenciosamente, equipe Jácome advocacia.

  7. Olá boa noite, a minha prima não está conseguindo mexer no aplicativo MEU INSS porque não lembra a senha.
    Estou tentando ajudá-la, vi passo a passo o exemplo que vocês deixaram só que quando eu vou pra parte que é por e-mail não tem essa opção.
    Seria bom também se fosse pelo telefone só que o telefone que aparece pra ela o final ela não lembra qual é.
    Daí está bem difícil de ajudar.
    Se vocês tiverem alguma outra solução poderiam me falar.
    Desde já agradeço.

    1. Prezada sra. Sidnéia. Agradecemos o seu comentário. Orientamos que ligue diretamente para o INSS, telefone 135. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  8. Olá, na primeira explicação fiquei com uma dúvida: e depois que a análise é concluída, como emito a nova senha? Já fiz os passos conforme dito ali, mas empaquei na parte de cadastrar a nova senha… Desde já agradeço

    1. Prezada sra. Fernanda. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  9. Caso não não tenha e-mail e o telefone seja desatualizado. O que fazer para recuperar a senha?

    1. Prezado sr. Rafael. Agradecemos o seu comentário. Entre em contato com o INSS pelo telefone 135. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  10. Não consigo acessar o Meu INSS, minha senha foi alterada, tentei alterar a senha, mas qdo chegou a hora de pedir o envio de um codigo pelo email vi que o email que lá está não é o meu, e nao me deu a opção de receber pelo celular e hj recebi um telefonema de uma agencia financeira de emprestimos consignados me perguntado se poderiam efeturar a solicitação de um emprestimo consignado, eu nunca fiz esta solicitação e nenhuma outra. Agora estou preocupada.
    Preciso acessar urgente os meus dados e ver se a pessoa não alterou minhas informações bancárias.

    1. Prezada sra. Zélia. Agradecemos o seu comentário. Orientamos que entre em contato com o INSS pelo telefone 135. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  11. dei entrada na minha revisao de CDC em maio desse ano ate hoje nao tive resposta sendo que toda vez que ligo me informam que demora de 30 a 45 dias a resposta nao entendo mais nada pois dei entrada em maio e ate hoje nao obtive resposta alguma sendo que estou precisando so disso para me aposentar desde ja agradeco qtencao dispensada.

    1. Prezado sr. Carlos. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  12. quanto tempo, ou dias uteis demora pra eles analisarem quando a gente faz pelo primeiro passo que voce ensinou ?

    1. Prezado sr. Leo. Agradecemos o seu comentário. Orientamos que entre em contato com o INSS pelo telefone 135. Quaisquer outras dúvidas, ficamos à disposição. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  13. NAO RESOLVERAM MEU PROBLEMA, PRECISO TROCAR O NUMERO DO TELEFONE, PARA PODER RECUPERAR MINHA SENHA, E NÃO CONSIGO, POIS NÃO ME DÃO OUTRA OPIÇÃO PARA ENVIAR O CODIGO DE SEGURANÇÃ, COMO EMAIL.

    1. Prezada sra. Edivania. Agradecemos o seu comentário. Entre em contato com o INSS pelo telefone 135. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

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