INSS: Autarquia permanece de portas fechadas até o mês de Junho

Sumário

Decisão publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira, 22 de maio, decreta que as agências da Instituição Previdenciária, permanecem
fechadas até o dia 19 de junho.

A autarquia está temporariamente funcionando com atendimento remoto desde o isolamento social,  ocasionado pela pandemia do Coronavírus.

O atendimento online proporciona aos beneficiários e contribuintes todos os serviços disponíveis presencialmente, como perícia médica, apresentação de documentos para aposentadorias e prorrogação automática do auxílio doença.

Para usufruir dos serviços, o cidadão precisa executar o login na página ou aplicativo do Meu INSS, dúvidas e alguns atendimentos, também, estão disponíveis no telefone 135.

Como enviar os documentos para a Perícia médica?

O primeiro passo, é efetuar o login com CPF e senha cadastrados, após abrir a sua página no MEU INSS, o beneficiário precisa clicar no item benefícios e depois escolher auxílio-doença, em agendamento é possível enviar a documentação comprobatória da enfermidade.

Os documentos, necessitam ser enviados, sem rasuras, legível e digitalizado preferencialmente em pdf em único arquivo. Qualquer impossibilidade ou falsas informações apresentadas podem indeferir a sua solicitação.

A prorrogação automática como funciona?

Aos contribuintes que precisam renovar o auxílio-doença, a autarquia  disponibilizou a prorrogação automática do benefício após o envio de laudos médicos no Meu INSS.

A prorrogação pode ser deferida a um mesmo indivíduo em até 6 meses,
desde o primeiro pedido.

Como gerar uma senha no Meu INSS?

O contribuinte pode gerar uma senha na plataforma cadastral Federal https://acesso.gov.br/area-cidadao, o login cadastro neste portal, vai ser utilizado em todos os sites das organizações nacionais, incluindo o Meu INSS.

Para efetuar o cadastro, o cidadão precisa estar nas mãos com o CPF, data de nascimento e responder algumas perguntas como domicílio e nome completo da mãe.

Após apresentar as informações corretamente, automaticamente uma senha é gerada para o uso nos canais nacionais, a troca de senha também, está disponível na plataforma.

Meus benefícios podem ser prejudicados durante o fechamento das agências?

Não! A Instituição garante que nenhum beneficiário será prejudicado enquanto o estado de calamidade provocado pela Covid-19, permanecer. Como citamos acima, o indivíduo pode efetuar seus serviços remotamente.

Além do INSS, disponibilizar o adiantamento do 1ª depósito (no valor do salário mínimo) do auxílio-doença para os servidores que estão impedidos de suas atividades durante este período.

Na hipótese de cancelamentos de benefícios, pedidos indeferidos sem justa razão e atraso na avaliação das solicitações o beneficiário pode contatar a equipe de advogados especializados em Direito Previdenciário para uma solução judicial.

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