E-book Gratuito
Guia Revisão da Vida Toda

Por que a Revisão da Vida Toda beneficia os aposentados?

A revisão poderá ser vantajosa e acontece porque nas aposentadorias concedidas após o ano de 1999 o INSS simplesmente descartou os salários de contribuição anteriores a julho de 1994, início do plano real.

Ou seja, somente o tempo de contribuição, antes de 07/1994, é contado, e não o valor da contribuição.

Assim, milhares de aposentados que tinham salários altos antes da implantação do plano Real tiveram essas contribuições desconsideradas, causando prejuízo nas suas aposentadorias.

A inclusão de todos os salários na aposentadoria passou a ser solicitada na Justiça por quem se sentiu prejudicado com a mudança trazida pela reforma da Previdência de 1999.

Com a Revisão da Vida Toda, o INSS é obrigado a levar em conta TODO o período contributivo do segurado, ou seja, a considerar as contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994, e com isso, provavelmente aumentar sua renda mensal da aposentadoria.

Quando a Revisão da Vida Toda vale a pena?

Lembre-se, somente pelo fato de você cumprir os requisitos para a Revisão, não quer dizer que você poderá ter um aumento considerável no valor do seu benefício. A Revisão da Vida Toda só vai valer a penas se:

  • Você tenha recebido bem e, consequentemente, contribuído bem antes de julho de 1994.
  • Você possua poucas contribuições ou tenha começado a ganhar menos a partir de julho de 1994.

Assim, se você ganhava bem antes de julho de 1994, isso fará com que a sua Renda Mensal Inicial (RMI) também suba, porque serão considerados todos os seus salários de contribuição. serão os seus salários de contribuição, antes dessa data (sendo maiores), que vão fazer aumentar o valor do seu benefício.

Quais benefícios previdenciários dão direito à Revisão da Vida Toda?

De maneira geral, as notícias veiculadas atualmente passam a impressão de que apenas os aposentados e pensionistas têm direito à revisão da vida toda.

No entanto, essa visão não é precisa. De fato, qualquer indivíduo que receba benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ter direito à revisão da vida toda, desde que preencha os demais requisitos necessários.

Esses benefícios incluem:

  • Aposentadorias;
  • Pensões por morte;
  • Benefícios por incapacidade (como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente).

É importante esclarecer que não há restrições em relação aos tipos de aposentadoria que podem ser contemplados pela revisão da vida toda.

Ou seja, todas as modalidades de aposentadoria, como por idade, tempo de contribuição, especial, do professor, com ou sem fator previdenciário, são passíveis de revisão.

Portanto, é importante desmistificar a ideia de que apenas aposentados e pensionistas têm direito à revisão da vida toda. Essa possibilidade se estende a todos os beneficiários do INSS, desde que cumpram os requisitos necessários para sua concessão.

Por isso, é fundamental que as pessoas estejam cientes dos seus direitos e busquem informações precisas para garantir a revisão de seus benefícios previdenciários, caso seja necessário.

Como saber se a minha aposentadoria deve ser revista?

Se você não é especializado em Direito Previdenciário, pode ser difícil avaliar por si mesmo se preenche todos os requisitos para solicitar a revisão da vida toda.

Para verificar se há realmente erro na aposentadoria, para assim entrar com o pedido de revisão, é necessário conferir toda a sua documentação, incluindo a Carta de Concessão e a Memória de Cálculo da Aposentadoria.

Caso você não entenda muito bem os cálculos, procure a orientação de um advogado especialista em Direito Previdenciário para verificar se existe ou não erro por parte do INSS.

Aposentado no exterior pode pedir revisão sem vir ao Brasil?

Brasileiro aposentado que vive no exterior não precisa vir ao Brasil para pedir benefícios ou revisão de aposentadoria junto ao INSS, uma vez que, diante do avanço tecnológico, a justiça adaptou os requerimentos e os processos, que antes eram físicos, para virtuais.

Com isso, o pedido de revisão de benefício, ou até mesmo um novo requerimento de benefício, pode ser feito via internet, bastando, somente, que o aposentado procure orientação de um advogado especializado na área previdenciária para verificar a viabilidade de revisão.

Acompanhe aqui o julgamento e as últimas informações sobre a Revisão da Vida Toda 

Clique para Fazer o Download do seu exemplar:

Ebook Gratuito | Guia de Revisão da Vida Toda

Entenda Tudo Sobre a decisão recente emitida pelo STF. 

NÃO SAIA com dúvidas, converse por mensagem com nosso especialista.

Faça como outras pessoas e solicite uma avaliação do seu caso para saber qual caminho tomar.

Dados protegidos

×