Contrato para Digital influencer

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Com o avanço da tecnologia, o mundo físico encolheu e as relações entre fornecedores e consumidores tem acompanhado os reflexos nos diversos mercados e nichos de consumo, possibilitando às empresas um novo jeito de disseminar sua marca, captar clientes e maximizar seus lucros.

 

Neste cenário, o mundo digital propicia o surgimento de novas maneiras das relações consumeristas, sobretudo após o “empurrão” dado pela pandemia e pelos lockdowns, a ida para o digital tornou-se uma estratégia de sobrevivência para as empresas. A tendência inequívoca é que as vendas diminuam cada vez mais no mundo físico e aumentem no mundo digital.  

 

Por isso, as marcas investem cada vez mais em marketing de influência e, por isso, ser um influenciador é uma grande oportunidade. 

 

Dado o extremo poder de convencimento e influência sobre os consumidores, as marcas enxergaram nos influenciadores digitais a oportunidade de um contato mais próximo com o seu público. Isto porque os influenciadores se destacam na internet pela sua capacidade de empatia e persuasão social.

 

Mas o que fazem os influenciadores digitais?

 

O marketing de influência foca no uso de pessoas influentes para divulgarem o seu produto. Na internet, normalmente são pessoas famosas, ou com um número relevante de seguidores, que utilizam de sua influência para divulgar um produto. 

 

Em alguns casos, eles não cobram nada para divulgar sua marca desde que recebam o produto de forma gratuita. Essa prática é conhecida como permuta. Mas também existem influenciadores que fizeram disto uma profissão, e precisam receber pelos seus serviços. 

 

Mesmo sem ser uma carreira oficialmente regulamentada, as pessoas cada dia mais estão compartilhando seu cotidiano em frente às telas, uma forma de chamar atenção do público que passa a segui-lo e também das marcas, ao demonstrar quantas pessoas podem ser influenciadas se ele fizer o anúncio.

 

Essa nova e relevante forma de interação social, entre os usuários de internet (consumidores) as empresas (fornecedores), por intermédio das figuras dos influenciadores digitais, mostra-se muito efetiva, pois ao ver um influenciador digital a quem o consumidor possui confiança, empatia, “intimidade”, endossar um produto ou serviço, a probabilidade de conversão em vendas e contratações é alta.

 

Os influenciadores digitais, em larga maioria, utilizam-se de sua audiência e influência para firmar parcerias, isto é, receber benefícios como descontos, produtos, remunerações pecuniárias, pelos fornecedores, e promovem seus produtos e serviços das mais diversas formas. 

 

Desse modo, é possível perceber que os influenciadores digitais possuem grande relevância na divulgação e indicação de produtos e serviços, tornando-se verdadeiros parceiros das empresas, haja vista o impacto provocado na realidade dos seus seguidores, criando, moldando e induzindo comportamentos para viabilizar escolhas pré-definidas de consumo.

 

O influenciador digital deve estabelecer uma relação contratual com as empresas?

 

Vale lembrar que a essência de um contrato é estabelecer direitos e deveres entre as partes que celebram algum tipo de negócio. O contrato, portanto, é peça fundamental na relação entre o influenciador e a empresa, tornando-a segura e saudável em todos os seus aspectos.

 

Assim, o contrato não é apenas uma “mera burocracia” no mundo digital, ele é necessário porque se uma das partes descumprir o que foi acordado a outra pode judicialmente obrigá-lo a cumprir. O contrato tem justamente o papel de intermediar estas relações, estabelecendo regras, garantias, direitos e deveres entre as partes.

 

Trata-se, portanto, de uma segurança para o influenciador digital. É essencial deixar contratualmente claro os termos do negócio, quanto irá receber, se ele deverá postar em todas suas redes sociais ou em uma específica, quantas vezes terá de aparecer com o produto, tempo de exposição e etc. 

 

Na verdade, com o contrato em mãos, não é necessário ingressar em juízo para demonstrar que o negócio foi realizado, e, sendo necessário ajuizar, fica muito mais fácil demonstrar quais cláusulas do contrato não foram cumpridas.

 

Um contrato bem elaborado, pode ser executado sem precisar produzir provas e convencer o juiz de que houve a relação comercial entre o influencer e a empresa.

 

Além disso, caso alguma das partes não cumpra a sua parte pode haver obrigação em juízo, ou ainda indenização por perdas e danos.

 

ATENÇÃO: Cada contrato é único e contar com apoio jurídico nesta hora é fundamental para identificar inconsistências, adequando todas as necessidades e assegurando o cumprimento de todas as cláusulas.

 

Qual a responsabilidade dos influenciadores digitais?

 

Nesse contexto, surge a responsabilidade civil dos influenciadores. O atual ordenamento jurídico brasileiro possui base legal para aplicar tal responsabilização sob a égide do Código de Defesa do Consumidor. 

 

Nesse sentido, o CDC estabelece “a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços”, como direito básico do consumidor.

 

É possível perceber que os influenciadores digitais, figuram na posição de garantidores, em relação aos produtos e serviços indicados. Quando um influenciador digital indica um produto ou serviço, a sua confiabilidade agrega segurança acerca da garantia de que o produto ou serviço indicado é de qualidade. 

 

Portanto, é preciso estar atento a responsabilidade civil dos agentes que vem exercendo grande influência nas decisões de compras dos consumidores.

 

 

Para maiores informações, esclarecimento de dúvidas ou consulta para entrada de pedido, clique aqui e fale conosco.

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