benefício INSS

Perícia médica em análise no INSS

Sumário

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Benefício em análise é um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

 

Qual o prazo para o INSS analisar ao pedido de um benefício?

 

De acordo com a Lei 9.784/99 que regula o processo administrativo no âmbito da administração federal, o INSS tem 30 dias de prazo para analisar e, a partir dessa análise, conceder ou negar a sua solicitação. Caso não consiga decidir em 30 dias, o INSS pode prorrogar este prazo por mais 30 dias.

 

IMPORTANTE: A motivação para prorrogar este prazo deve ser explícita, clara e congruente, nos termos do art. 50, § 1º da mesma lei. Ou seja, o INSS tem, no máximo, 60 dias para decidir em processo administrativo mediante justificativa.

 

ATENÇÃO: Quando o pedido é deferido e o benefício concedido, o INSS paga ao segurado os valores atrasados retroativamente. Ou seja, o segurado terá o direito a receber os valores correspondentes ao período de espera, a partir da DER (Data de Entrada do Requerimento).

 

Prazo de análise de benefício não é o mesmo que prazo de implantação de benefício

 

Muitos segurados confundem o prazo de análise com o prazo de 45 dias referente ao tempo estipulado para a implantação do benefício.

 

Portanto, não esqueça, 45 dias é o prazo que o INSS tem para implantar o benefício após o deferimento, nos termos do art.  41-A ,  § 5º  da  Lei 8.213 /91. Ou seja, o primeiro pagamento do benefício será efetuado até quarenta e cinco dias após o INSS analisar e deferir o seu pedido.

 

Mas esse prazo que o INSS tem para iniciar o pagamento do seu benefício, também pode ser estendido por mais 45 dias, caso o Instituto dê uma justificação razoável.

 

Na prática, no entanto, o tempo de espera para a avaliação de um pedido supera muitas vezes o prazo permitido em lei. Em consequência desses atrasos, o INSS teve de acordar com Ministério Público a revisão desses prazos. 

 

Com este acordo, homologado no dia 5 de fevereiro de 2021 pelo STF (Supremo Tribunal Federal), cada benefício passou a ter um prazo específico para avaliação e concessão.

 

Em 2021, quais são os novos prazos para análise dos benefícios do INSS?

 

Com a validação pelo Supremo, os prazos para o INSS concluir a análise da concessão de auxílios e benefícios, vão entrar em vigor a partir de junho de 2021

 

Confira os prazos para cada benefício:

 

  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência: 90 dias
  • Benefício assistencial ao idoso: 90 dias
  • Aposentadorias, salvo por invalidez: 90 dias
  • Aposentadoria por invalidez comum e acidentária (aposentadoria por incapacidade permanente): 45 dias
  • Salário maternidade: 30 dias
  • Pensão por morte: 60 dias
  • Auxílio reclusão: 60 dias
  • Auxílio-doença comum e por acidente do trabalho (auxílio temporário por incapacidade): 45 dias
  • Auxílio acidente: 60 dias

 

Na conciliação, os órgãos acertaram ainda prazos para o cumprimento de decisões judiciais favoráveis à concessão de benefícios. Devem ser considerados a partir da intimação do INSS:

 

  • Implantações com tutela de urgência: 15 dias
  • Benefícios por incapacidade: 25 dias
  • Benefícios assistenciais: 25 dias
  • Benefícios de aposentadorias, pensões e outros auxílios: 45 dias
  • Ações revisionais, emissão de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), averbação de tempo, emissão de boletos de indenização: 90 dias
  • Juntada de documentos de instrução (processos administrativos e outras informações, as quais o Judiciário não tenha acesso): 30 dias

 

E se houver descumprimento do acordo?

 

Se houver descumprimento de qualquer dos prazos previstos no acordo, uma Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos, formada por membros de INSS, Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU), entre outros órgãos, deve dar uma solução para o requerimento do benefício em no máximo dez dias.

 

O prazo esgotou e o meu pedido continua em análise. O que posso fazer?

 

Lembre-se, os novos prazos começarão a valer somente após 6 meses da data da homologação do acordo. Ou seja, os novos prazos começam a vigorar a partir do dia 06/08/2021.

 

Agora, se o prazo do seu pedido já se esgotou, você tem três alternativas:

 

  • Continuar aguardando pela resposta do INSS indefinidamente
  • Enviar uma petição administrativa solicitando a análise imediata
  • Abrir um mandado de segurança (ação judicial) para exigir a análise do pedido no judiciário.

 

Se optar pela petição ou mandado, será importante contar com a assessoria de um advogado especializado em previdência social.

 

O mandado de segurança pode ser eficiente, obrigando a autarquia a dar uma resposta ao seu requerimento. Contudo, sempre que se fala em mandado de segurança, é necessário ter em mente que este deve obedecer aos requisitos para sua propositura. 

 

O meu pedido ao INSS está com o status em exigência – o que isso significa?

 

A situação do cumprimento de exigências pelo segurado é algo bastante comum e muito simples de entender. 

 

O status em exigência indica que o beneficiário precisa entregar documentos complementares para a conclusão da análise. 

 

Nessa situação, haverá a suspensão da contagem dos prazos estabelecidos. O reinício ocorrerá após o encerramento do prazo fixado para apresentação dos documentos solicitados ou com a apresentação destes, a depender do que ocorrer primeiro.

 

Para maiores informações, esclarecimento de dúvidas ou consulta
para entrada de pedido, clique aqui e fale conosco

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66 Respostas

  1. Sou Waldir. O meu pedido de aposentadoria por tempo de contribuição que venho acompanhando desde 24/06/2021, dada da inclusão e aceite do INSS, no site meuinss.
    Desde de 28/09/2021 mudou a mensagem e agora esta com a mensagem SEÇÃO DE SUPORTE À REDE.

    Serviço:
    Aposentadoria por Tempo de Contribuição
    Status:
    EM ANÁLISE
    Unidade Responsável:
    Central de Análise do INSS
    Unidade de Protocolo:
    APS FLORIANÓPOLIS – CENTRO.
    Pergunta: quanto tempo aproximadamente, deverá demorar…
    Atenciosamente.

    Waldir

    1. Prezado sr. Waldir. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Prezado sr. Anselmo. Agradecemos o seu comentário. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

      1. Meu beneficio esta em analise com pedido de revisao desde 13/12/2019 ja fiz todos contatos possiveis e imaginaveis na ouvidoria ate controladoria geral da uniao que agora nem recebem mais minhas reclamações no fala Brasil minha situação e lastimável.

        1. Prezada sra. Marli. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  2. Esse INSS e comédia fiz perícia para o bpc e não consegui ver o resultado só diz que tá em análise. Kkk. O resultado da perícia e direito meu saber o que está no laudo

    1. Prezado sr. Anselmo. Agradecemos o seu comentário. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

        1. Prezada sra. Márcia. Agradecemos o seu comentário. Neste caso, o INSS já deveria ter apresentado solução. Para detalharmos nossas orientações, necessitamos de informações adicionais. Entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    2. Prezado sr. Anselmo. Agradecemos o seu comentário. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

      1. Gostaria d tirar uma duvida na pagina de analise do app. Esta bn concedido no aps.e na padina meu bn eta indeferido

        1. Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que nesse caso, necessitamos de maiores informações para análise do caso. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Prezada sra. Jaidsa. Agradecemos o seu comentário. No dia 05 de fevereiro de 2021, o STF homologou um acordo entre o INSS e o Ministério Público Federal, referente aos prazos de análise dos benefícios. Caso o INSS não cumpra o novo prazo legal, o responsável pela análise do benefício será a Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos, que deve apreciar o seu pedido em até 10 dias. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  3. Boa tarde!
    Estou em tratamento de CÂNCER e onde hoje estou em tratamento de IMUNITERAPIA e estou com pedido de ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA, e toda fez que faço pesquisa no MEU INSS a Minha solicitação continua em.ANALISE onde já estive pessoalmente INSS onde foi frito ESCANEAMENTO DOS documentos original AGENDAMENTO presencial e até hoje não obtive retorno, e continuie com desconto na folha pagamento INSS e ainda Há 2 anos que tenho que fazer DECLARAÇÃO IR – imposto de renda e o INSS não resolve minha situação desta ISENÇÃO DO IMPOSTO RENDA já sou aposentado deste de 2016.

    1. Prezado sr. João. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  4. Sou beneficiária do LOAS desde meus 8 anos de idade, devido à paralisia cerebral. No dia 09 de Março de 2021, com 26 anos, precisei comparecer ao INSS para responder um cumprimento de exigência que dizia que a minha renda havia ultrapassado o limite para recebimento do benefício.

    Fui até lá e entreguei a documentação exigida, junto com uma carta escrita à mão por mim mesma. Segundo a atendente do INSS, em no máximo 90 dias, chegaria a carta dizendo se eu continuaria a receber ou não. No entanto, já se passaram 8 meses (desde o dia 09 de março quando eu cumpri a exigência) e até o momento, a carta não chegou e meu benefício não foi bloqueado.

    Devo me preocupar com essa falta de resposta?

    1. Prezada sra. Andie. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  5. Olha eu Dei entrada dia 27 de março no benefício pessoas com definição até agora nada de qui e 90 dias pra sair do análise já tô mais de 90 dias esperando já tamos quase findando o ano e nada de mim chama pra levar os documentos do menu

    1. Prezada sra. Daniela. Agradecemos o seu comentário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novos prazos para concluir a análise de pedidos de benefícios. Acompanhe neste link http://jacomeadvocacia.com.br/qual-o-prazo-do-inss-para-analises-e-pericias-em-2022/ os novos prazos e o que fazer em caso de descumprimento dos prazos. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Ficamos à disposição. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  6. Olha eu Dei entrada dia 27 de março no benefício pessoas com definição até agora nada de qui e 90 dias pra sair do análise já tô mais de 90 dias esperando já tamos quase findando o ano e nada de mim chama pra levar os documentos do menino

    1. Prezada sra. Daniela. Agradecemos o seu comentário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novos prazos para concluir a análise de pedidos de benefícios. Acompanhe neste link http://jacomeadvocacia.com.br/qual-o-prazo-do-inss-para-analises-e-pericias-em-2022/ os novos prazos e o que fazer em caso de descumprimento dos prazos. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Ficamos à disposição. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  7. Meu recurso foi provido por unanimidade, é no App meu inss ainda conta análise de acórdão, já tem 45 desde o julgamento é o parecer, quanto tempo mais tenho q esperar para receber? Meu nome é Aline

    1. Prezada sra. Aline. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Prezado sr. Karlos. Agradecemos o seu comentário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novos prazos para concluir a análise de pedidos de benefícios. Acompanhe neste link http://jacomeadvocacia.com.br/qual-o-prazo-do-inss-para-analises-e-pericias-em-2022/ os novos prazos e o que fazer em caso de descumprimento dos prazos. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Ficamos à disposição. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  8. fiz um pedido de pensão por morte, passaram se 60 dias certinho e eles colocaram em exigência, cumpri no dia seguinte, quanto tempo mais esperarei para resposta.

    1. Prezada sr. Maria. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  9. De que forma osso fazer contato com a Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos?
    Há um e-mail apropriado?
    135 nada sabe a respeito.
    Já decorridos mais de 90 dias do protocolo de pedidode aposentadoria e tenho que acostar novos arquivos, pois esgotada a capacidade de 50Mb.

    1. Prezada sra. Deonisa. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Para sua comodidade, entraremos em contato. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  10. Estou com benefício bloqueado desde maio… referente ao art29…..
    Devido uma diferença por pensão alimentícia.
    Foi feito solicitado pagamento não recebido e se encontra em análise.
    Já esteve pra auditar pagamento, agora está pra validar pagamento. O que posso fazer?

    1. Prezado sr. Jairo. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  11. Boa tarde tive um acidente doméstico onde fraturei o ombro e punho esquerdo, no dia 20/02/21 fiz cirurgia dia 03/03/21 passei pela perícia presencial dia 09/04/21.E desde então meu auxílio só encontra em análise.

    1. Prezada sra. Maria. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Para sua comodidade, entraremos em contato. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Prezada sra. Valéria. Agradecemos o seu comentário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novos prazos para concluir a análise de pedidos de benefícios. Acompanhe neste link http://jacomeadvocacia.com.br/qual-o-prazo-do-inss-para-analises-e-pericias-em-2022/ os novos prazos e o que fazer em caso de descumprimento dos prazos. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Ficamos à disposição. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  12. Caros, bom dia, fiz solicitação via meu INSS de beneficio por auxilio doença em 19-05-2021, já se vão quase 07 meses e até agora não obtive uma resposta do INSS, liguei no 135 por varias vezes e a resposta é sempre a mesma, tenho que esperar, fiz reclamação na Ouvidoria, mas de nada adiantou , a resposta foi que preciso esperar, até quando? E esta Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos que foi criada para que? Gostaria de uma orientação do que fazer.

    1. Prezado sr. Ilton. Agradecemos o seu comentário. Neste caso, a espera à qual o segurado foi constrangido pela autarquia ultrapassa o razoável. O trabalhador pode pedir à Justiça que obrigue o INSS se manifestar sobre a sua solicitação. Quaisquer outras dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Prezado sr. Ilton. Agradecemos o seu comentário. Para sua comodidade, procuraremos responder ao seu questionamento via e-mail. Quaisquer outras dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  13. A partir de uma exigência… Assim que ela é cumprida o prazo de 60 dias volta a contar de onde parou ou se inicia novamente a Contagem como se tivesse dado início ao pedido naquele dia?

    1. Prezada sra. Carolina. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  14. Dei entrada no pedido de aposentadoria da minha mãe dia 04/10/2021 , está em análise desde dia,13/10 e o pedido não e analisado. O que pode ser feito

    1. Prezado sr. Pedro. Agradecemos o seu comentário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novos prazos para concluir a análise de pedidos de benefícios. Acompanhe neste link http://jacomeadvocacia.com.br/qual-o-prazo-do-inss-para-analises-e-pericias-em-2022/ os novos prazos e o que fazer em caso de descumprimento dos prazos. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Ficamos à disposição. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  15. Dei entrada no BPc para meu pai em 30/01/2020…ele fez análise assistencial no dia 22/11/21 e perícia médica no dia 23/11/21 ….e nada do resultado ainda ….apenas uma mensagem dizendo “transferido para o responsável beneficio assistencial já protocolo no SIBE LOAS em análise” O QUE ISSO SIGNIFICA?

    1. Prezada sra. Lucinéia. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  16. Dei entrada no INSS já há dois meses, fiz a perícia médica e como já se passaram esses meses a única resposta que me eles dar é análise. O se deve ser feito?

    1. Prezada sra. Joelia. Agradecemos o seu comentário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novos prazos para concluir a análise de pedidos de benefícios. Acompanhe neste link http://jacomeadvocacia.com.br/qual-o-prazo-do-inss-para-analises-e-pericias-em-2022/ os novos prazos e o que fazer em caso de descumprimento dos prazos. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Ficamos à disposição. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  17. Dei entrada no INSS e 21.05.2021 até oge em análise minha filha de 6 anos e autista tem toc e imperativa já fiz as perícia com a assistente social foi concluída fiz a do INSS está em análise a 9 meses atrás estou despregada ela toma 3 tipos de remédio e ainda está em análise e e vivendo com 400 reais passando um aperto danado

    1. Prezada sra. Fernanda. Agradecemos o seu comentário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novos prazos para concluir a análise de pedidos de benefícios. Acompanhe neste link http://jacomeadvocacia.com.br/qual-o-prazo-do-inss-para-analises-e-pericias-em-2022/ os novos prazos e o que fazer em caso de descumprimento dos prazos. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Ficamos à disposição. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  18. Meu sogro esta agurdando processo desde 2018. Foi aberto recurso e nada de aceitarem o acórdão, ele pode pedir o loas até decidirem o processo?

    1. Prezada sra. Ninive. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  19. Boa noite equipe Jácome advocacia. Por favor me oriente se possível. Tive um acidente de trabalho no mês 5 de 2021 e no mes 06 foi dado entrada no requerimento de auxílio por incapacidade temporaria o requerimento foi aceito dia 25 de junho de 2021 até hoje está em analise documental. Tá entrando no oitavo mês,quantos meses de espera é considerado razoável ? Para entrar com mandado de segurança? Desde já agradeço o espaço!

    1. Prezado, sr. Rosivaldo. Agradecemos o seu comentário. O tempo de análise que o senhor menciona ultrapassa o razoável. Contudo, precisaremos verificar os seus documentos para verificarmos a viabilidade de concessão. Entraremos em contato via e-mail. Quaisquer outras dúvidas entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Prezada sra. Suely. Agradecemos o seu comentário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novos prazos para concluir a análise de pedidos de benefícios. Acompanhe neste link http://jacomeadvocacia.com.br/qual-o-prazo-do-inss-para-analises-e-pericias-em-2022/ os novos prazos e o que fazer em caso de descumprimento dos prazos. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Ficamos à disposição. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  20. Olá! Minha irmã é deficiente mental, recebia o loas e por algum motivo não específico o INSS cortou o benefício. O pedido ordinário está em análise desde o dia 21/10. O que podemos fazer para obter uma resposta do INSS ?

    1. Prezada sra. Letícia. Agradecemos o seu comentário. Para darmos um parecer adequado sobre a viabilidade do seu benefício, necessitaremos de informações adicionais. Para sua comodidade entraremos em contato via Whatsapp. Quaisquer outras dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  21. Porque seu benefício está em análise é ainda mais nos comentários falam que o última assinatura não foi válida isso quer dizer que meu benefício não foi aceito fiquei sem saber pois ainda está em análise mostrando mim responde por favor obrigado bom dia

    1. Prezada sra. Rosa. Agradecemos o seu comentário. Só é possível saber se o seu benefício foi concedido ou negado após o resultado da análise do INSS. Para saber o resultado ligue para o telefone 135. Quaisquer outras dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  22. Tenho uma filha autista ,faz uso de risperidona e Neulepitil ,ela tem 4 anos , fez perícia no mês de novembro , td vez que vou olhar só em análise , estou precisando muito , pq medicamentos dela são comprados , não consegui pelo SUS , compromete praticamente metade da minha renda , ela frequenta APAE , já não sei nem que fazer para comprar remédios e manter ela .

    1. Prezado sr. Rosiqueo. Agradecemos o seu comentário. Este prazo de análise é demasiado e, em virtude da gravidade da sua situação, já é recomendável tomar as devidas providências. Quaisquer outras dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente equipe Jácome Advocacia.

  23. Minha filha tem paralisia cerebral com atrofia na parte direita do corpo, entrei com pedido de benefício assistencial a pessoa com deficiência Dia 18/03/2021 e já fez 1 ano que está em analise…
    devo aguardar ou posso fazer algo a respeito?
    Com quem devo falar? Para quem reclamar?

    1. Prezada sra. Layde. A demora mencionada na análise do benefício é demasiada, já é aconselhável tomar as devidas providências. Para sua comodidade entraremos em contato via Whatsapp. Quaisquer outras dúvidas entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  24. Meu marido deu entrada no INSS em abril de 2021 mandamos todos os documentos que foi pedido aí foi negado aí foi dito que faltou cadastro do CRAS só que mandei o cadastro tbm aí não entendi nada

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