Greve dos peritos do INSS afeta 25 mil perícias
Os peritos médicos do INSS realizam greve nacional nesta segunda-feira (31). Com a paralisação, organizada pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), a estimativa é de que pelo menos 25 mil perícias médicas sejam afetadas.
A perícia é condição indispensável para análise do direito do segurado. Os maiores prejudicados, portanto, serão aquelas pessoas mais necessitadas.
Os peritos, que somam 5 mil servidores, pedem a recomposição salarial relativa às perdas inflacionárias de 2019 a 2022, o que equivale a um aumento de 19,99% no salário. A União reservou R$ 1,7 bilhão no Orçamento de 2022, mas não definiu quais categorias receberão o aumento.
O Ministério da Economia, no entanto, calcula que cada 1 ponto percentual de reajuste salarial custa R$ 3 bilhões por ano.
Além do aumento, as demandas incluem fixação de 12 atendimentos presenciais no máximo por dia.
Os peritos médicos do INSS solicitam ainda o agendamento de uma audiência presencial com o Ministro de Estado do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, na qual deverão ser abordadas as reivindicações da categoria e a forma de acolhimento desses pleitos.