O que são as regras de transição?
As regras de transição da Reforma da Previdência são a garantia de que o trabalhador não será prejudicado ao migrar para novo regime previdenciário.
No caso dos professores, será mais benefício para aqueles que estão bem próximos da aposentadoria.
Qual regra se adapta a aposentadoria dos professores?
A regra de transição que estabelece pedágio de 100% para quem já cumprir certos requisitos de idade mínima e tempo de contribuição é o cenário mais viável.
Para esse grupo de professores, a idade mínima para homens cairá de 58 anos no texto-base para 55 anos. Para as mulheres, cairá de 55 para 52 anos. Dentro dessa regra de transição, a idade mínima para professores ficará 5 anos abaixo da estabelecida para os demais trabalhadores.
Como dito anteriormente, a mudança prevê regras mais brandas de aposentadoria para professores que já estão na ativa e optarem pela regra de transição que exige um “pedágio” de 100%. Ou seja, se faltam dois anos para se aposentar, seria necessário trabalhar mais quatro anos.
Reforma Previdenciária para novos professores, como fica?
Para quem ainda vai entrar na carreira de professor, a proposta de reforma da Previdência não deve ser alterada. Permanece, portanto, a idade mínima de 60 anos, se homem, e 57 anos, se mulher.
Ficou alguma dúvida?Entre em contato e fale com um de nossos especialistas para maiores esclarecimentos.