Benefício do INSS suspenso? Saiba como resolver.

Sumário

Você sabia que o INSS mantém um programa permanente de revisão da concessão e da manutenção dos benefícios, com o objetivo de apurar irregularidades ou erros materiais.

Deste modo, são feitas verificações anuais para a descobrir eventuais irregularidades ou erros feitos pelo próprio INSS na concessão dos benefícios. Como consequência, muitos segurados que recebem algum benefício previdenciário, são notificados pelo INSS de que o seu benefício será suspenso.

Mas em que situações seu benefício pode ser suspenso? E, o mais importante, como você pode evitar que isso aconteça para continua recebendo o valor todos os meses?

Acompanhe neste artigo como se proteger e evitar que seu benefício seja suspenso. Ou, no caso do seu benefício já ter sido suspenso, veja como reativá-lo e voltar a receber.

Quando o benefício do INSS é suspenso?

Quando o INSS deixa de pagar, momentaneamente, o valor referente ao seu benefício acontece o que chamamos de benefício suspenso. Essa suspensão ocorre em decorrência de algo que você fez ou deixou de fazer.

Neste caso, você será notificado pelo INSS e informado do prazo que você tem para regularizar a sua situação caso seu benefício esteja suspenso, evitando que ele possa ser cessado futuramente.

É possível solicitar a reativação de benefício do INSS?

Sim. Você pode pedir a reativação do seu benefício, nos casos em que estiver suspenso ou encerrado.

É importante dizer que, de modo geral, o objetivo desse tipo de procedimento do órgão é detectar fraudes, protegendo assim os cofres públicos de eventuais práticas ilegais.

Por outro lado, não são raras as situações de suspensão (e até de cancelamento) da aposentadoria, pensão ou auxílio de modo equivocado. Logo, nem sempre a razão pela suspensão é justa e, assim, o segurado deve estar atento aos seus direitos.

Quais benefícios podem ser suspensos?

Todos os benefícios do INSS podem ser suspensos se for constatado erros ou irregularidades na concessão dos benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • Aposentadorias;
  • Benefícios por incapacidade (permanente ou temporária);
  • Auxílio acidente;
  • Auxílio reclusão;
  • Benefício de prestação continuada;
  • Pensão por morte.

O que fazer caso seu benefício tenha sido suspenso?

A primeira coisa a ser feita é verificar o motivo pelo qual o seu benefício foi suspenso. Saber a razão da suspensão é fundamental para elaborar uma defesa bem fundamentada e identificar quais documentos são relevantes ou não nesse momento.

Pode ser que você precise realizar uma defesa e apresentar uma documentação que comprove o seu direito ao benefício.

De qualquer maneira, se tiver dúvidas de como ter o seu benefício regularizado, procure a orientação de um advogado especialista na área previdenciária.

Onde fazer a reativação de benefício?

Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS. Você fazer a solicitação de reativação de benefício, pelos seguintes canais:

Como solicitar a reativação de benefício?

Para solicitar a reativação de benefício cessado ou suspenso de forma administrativa, é preciso utilizar o site da Previdência ou então o aplicativo Meu INSS — em ambos os casos, o segurado deve ter em mãos o CPF e o número do benefício.

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão Novo Pedido;

  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparecerá na tela e informe seus dados para avançar.

  • Depois clique em “Reativar benefício”;

  • Selecione o benefício que deseja ativar
  • Verificar os dados e, se estiver tudo certo, apertar “Avançar”;
  • Preencher as informações requisitadas e concluir o pedido.

Quem pode pedir a reativação de benefício?

Pessoa que está com o benefício do INSS suspenso ou encerrado.

Lembre-se, se o beneficiário não responde a notificação do INSS nem apresenta defesa suficiente, a autarquia pode suspender o benefício e por fim cancelá-lo.

Qual a documentação é necessária para a reativação de benefício?

Documentação obrigatória; ou seja, em comum para todos os casos.

  • Número do CPF;
  • Número do benefício;

Documentação a ser apresentada apenas se for solicitada:

  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda).

Como acompanhar e receber a resposta do processo de reativação de benefício?

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão Consultar pedidos;
  • Encontre seu processo na lista;
  • Se quiser ver mais detalhes, clique em detalhar.

Você sabia que, para a segurança e comodidade dos segurados, a Prova de Vida pode ser feita digitalmente, sem precisar sair de casa? Veja o passo a passo aqui!

Quanto tempo demora para reativar benefício suspenso?

O site do INSS pede pelo menos 30 dias, mas a lei autoriza que suas decisões ocorram em até 60 dias se a prorrogação for justificável por acúmulo de serviço, fila de análise, ou outra motivação expressa. (artigo 49 da lei 9.784/99).

Em que situações o INSS poderá suspender o benefício?

Os motivos que levam o INSS suspender um benefício, pode ser vários. Entre eles, destacam-se:

  • Não comparecimento em perícia obrigatória (artigo 46 do decreto 3.048/99);
  • Não submissão ao processo de reabilitação, exceto cirurgias e transfusões de sangue;
  • Se o beneficiário de auxílio-doença é recolhido à prisão (artigo 71, § 4º do decreto 3.048/99;
  • Suspensão do salário-família se o trabalhador não apresenta o atestado de vacinação obrigatória e a comprovação de frequência escolar do filho (artigo 84, § 2º do decreto 3.048/99);
  • Se a segurada em gozo de salário-maternidade retorna ao trabalho (artigo 93-C do decreto 3.048/99);
  • Suspensão de benefício por incapacidade se a segurada passa a receber salário-maternidade (artigo 102 do decreto 3.048/99);
  • Suspensão de pensão por morte durante processo administrativo que investigue suspeita de homicídio doloso contra o segurado (artigo 114, § 5º do decreto 3.048/99);
  • Suspensão de auxílio-reclusão diante de fuga do segurado (artigo 117, § 2º, decreto 3.0488);
  • Apuração de fraude (artigo 179, § 4º do decreto 3.048/99), entre outras hipóteses da lei.

Existe diferença entre suspensão e cancelamento de benefício?

Sim. O modo mais fácil de diferenciar uma suspensão de um cancelamento é pelo caráter definitivo de um e temporário de outro, o aspecto conclusivo do ato. Assim, enquanto a suspensão precede um eventual cancelamento, dando oportunidade para a reativação do mesmo benefício, o cancelamento em tese é irreversível.

Enquanto a suspensão de um benefício tem um caráter temporário e pode ser resolvida administrativamente, o cancelamento (ou cessação) do benefício faz com que o segurado perca definitivamente o direito àquela prestação mensal que vinha recebendo.

Mas lembre-se, o cancelamento de um benefício pode ser questionado judicialmente. Ou seja, o benefício cessado é uma decisão definitiva da Previdência Social, embora essa determinação possa ser revertida por via judicial.

Dicas para evitar que seu benefício seja suspenso

Para evitar dores de cabeça decorrentes da suspensão do seu benefício, seja organizado com toda a sua documentação e não deixe de conferir na central de atendimento telefônico o que aconteceu com o seu benefício ou pedido se não obtiver resposta alguma pelo MEU INSS.

Sempre informe ao órgão qualquer erro que possa ter ocorrido e não deixe de cumprir a sua parte, respondendo à prova de vida anual, fornecendo documentos solicitados e comparecendo à perícia com seus documentos atualizados.

Se ainda tiver dúvidas, não hesite em consultar um advogado especialista na área previdenciária.

Para maiores informações, esclarecimento de dúvidas ou consulta para entrada de pedido, clique aqui e fale conosco 

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57 respostas

  1. Meu benefício foi suspenso liguei para o 135 alegaram que não compareci a uma perícia no qual nunca recebi notificação este benefício foi por via judicial e o juiz já havia multado o inss por me fazer ir a outras pericias que não fossem via judicial mas mesmo assim tive o desabor de mais uma vez ter meu beneficio suspenso e agravando minha situação pois dependo de medicamentos e de aluguel e agora quanto tempo novamente vai demorar pra retornar meu beneficio?

    1. Prezada sra. Angélica. Agradecemos o seu comentário. Como a sra. já está com processo judicial em curso, por questões éticas sugerimos que siga as orientações do seu advogado. Atenciosamente, equipe Jácome advocacia.

  2. Bom dia,o benefício do meu irmão está suspenso , ligamos e agendamos fizeram atualização e anexou documentos ,parece que estava faltando o CPF do titular… disse que era só aguardar , porém no aplicativo aparece uma msm para reativar o benefício no aplicativo. .

    1. Prezada sra. Rosania. Agradecemos o seu comentário. Orientamos que entre novamente em contato com o INSS pelo telefone 135. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  3. Quando o benefício fica suspenso por não comparecer a perícia médica do inss, a empresa é responsável por arcar com o salário do empregado no período que estiver suspensa o beneficio ?

    1. Prezado sr. Ronny. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  4. o meu inss benefício auxílio doença foi suspenso no início do mês de Janeiro de 2022 com Código Motivo de Suspensão: 93

    Eu não tenho encontrado explicação detalhadas deste motivo e gostaria de solicitar onde eu posso encontrar esta informação.

    Muito Grato

    1. Prezado sr. Francisco. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  5. Tendo o benefício suspenso por não comparecer a perícia, a empresa tem que arcar com o salário do funcionário?

    1. Prezado sr. Ronny. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  6. Tinha uma pericia resolutiva dia 12 de Janeiro de 2022 o Inss remarcou para dia 01/02/2022 cessou meu beneficio indevidamente dia 16 de Janeiro de 2022 pedir para reativar beneficio dia 13/12/2021 si encontra em análise Falei com 135 dia 17 de Janeiro atendente Debora de Salvador falou que Inss não pode cessar meu beneficio e ainda vai pagar meu pagamento no periodo errado do 01.01.22 a 12.01.22 certo seria pagar mes integral foi Inss remarcou pericia por causa da pandemia . Pesar tá certo tenho aguardar e receber valor errado e ficar com beneficio cessado motivo 09 agora aguardar pericia dia 1 de fevereiro si não remarcar reclamaquei na ouvidoria do inss não adianta nada

    1. Prezado sr. Denilson. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  7. Olá.Boa noite.
    O BPC do meu pai está suspenso há 5 meses,por superação de renda.
    Mandamos a defesa Mob ,mas até agora não deram um parecer Entro no site e só aparece Suspenso… Procurei ajuda jurídica ,mas alegaram que não poderiam fazer nada.

    1. Prezada sra. Léia. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  8. O benefício do meu pai foi suspenso, ele marcou perícia mas quando chegou lá o atendente disse pra ele volta pra casa e ligar pra 135 que o benefício irá retornar

    1. Prezada sra. Alynne. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  9. Boa noite, o benefício do loas da minha filha especial com paralisia cerebral está suspenso , sendo que está TD em ordem deis do cad único até a prova de vida .
    Não sei se tem haver com o cartão que venceu ,ligo pro 135 mas n consigo falar.

    1. Prezada sra. Joyce. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Para sua comodidade, entraremos em contato. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  10. Boa tarde sou representante legal da minha tia mais estou apenas como provisório,fiz a renovação da representante legal no mês de dezembro, quando foi no 12 desse mês recebi uma mensagem por E-mail dizendo que meu foi indeferido,eu até imagino qual foi erro é que na hora de assinar termo de responsabilidade,o rapas que tava me orientando cm preencher ele marcou errado , liguei pro INSS eles disseram que eu tinha que fazer novo requerimento no prazo de trinta dias na data que recebi a mensagem do pedido indeferido , entrei no aplicativo do INSS lá diss que benefício está suspenso ,eu gosta de saber cm eu faço pra resolver essa situação

    1. Prezada sra. Natália. Agradecemos o seu comentário. Para sua comodidade, entraremos em contato via e-mail. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

      1. Boa noite, liguei novamente para central 135 do INSS ,eles disseram que no 24 de janeiro de 2022 eu tinha recebido uma carta na minha residência legando que teria que apresentar uma defesa MOB, eu não estou entendendo cm fazer essa defesa, fiz também reativação do BPC após atualização do cadùnico ,só que eu estou desesperada ela depende desse benefício ela mora cm a irmã ela não trabalha porque cuida dela

        1. Prezada sra. Natália. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  11. Meu beneficio foi cessado .e o meu pagamento bloqueado. Não constava data de cessação na carta de concessão, fui pega de surpresa.
    Já entrei em contato no 135 e pedir para reativar o beneficio. Quanto tempo isso demora para que seja estabelecido e volte a ficar ativo.
    Pode o inss cessar um beneficio sem avisar o segurado para que tenha uma defesa?

    1. Prezada sra. Liliane. Agradecemos o seu comentário. Para darmos um parecer sobre a cessação do seu benefício, necessitaremos de informações adicionais. Para sua comodidade, entraremos em contato via Whatsapp. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    2. Oi Liliane, cessação motivo 92 ? Tbm estou nessa mesma situação. O prazo informado pelo INSS são 5 dias úteis., Mas ocmo a pandemia está levando por baixo 30 dias. Meu amigo está com o requerimento de reativação de benefício em análise a mais de 6 meses..

      1. Prezado sr. Jorge. Agradecemos o seu comentário. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, Equipe Jácome Advocacia.

  12. Bom dia .
    Meu benéfico já ta suspenso há 5 meses.
    Já levei toda documentação que o INSS pediu.
    Mas ainda tá em análise.
    O benefício foi suspenso em setembro de 2021,já estamos em fevereiro de 2022 e ainda não tive resposta.
    O que devo fazer.
    Ps:tô acompanhando pelo aplicativo MEU INSS

    1. Prezado sr. Dereci. Agradecemos o seu comentário. Para verificarmos a viabilidade de concessão do seu benefício, necessitaremos analisar os seus documentos. Para sua comodidade, entraremos em contato via e-mail. Quaisquer outras dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Prezado sr. Adailton. Agradecemos o seu comentário. Para apresentarmos um parecer adequado, necessitaremos de informações adicionais. Para sua comodidade entraremos em contato via e-mail. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  13. Olá. Meu pai de 81 anos, solicitou troca de agências entre a Cx Econômica, para receber seu benefício mais perto de onde mora. Nessa troca as agências falharam em transferir o aposento. Meu pai não percebeu que ficou 2 meses sem receber, porque usou dinheiro da poupança, e qd percebeu o INSS já tinha cancelado seu benefício por falta de recebimento. Já entrei com solicitação de reativar Benefício pelo Meu INSS , e nenhum retorno foi dado. Alguma orientação por favor?

    1. Prezada sra. Claudia. Agradecemos o seu comentário. Para sua comodidade, entraremos em contato via e-mail. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  14. Enviado em 13/12/2021, por INSS
    Transferência para o OL 11001860 para fins de análise e prosseguimento, decorrente do projeto do GT das tarefas de pagamento.

    1. Prezada sra. Marília. Agradecemos o seu comentário. Quaisquer outras dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Prezado, sr. Natan. Agradecemos o seu comentário. O primeiro passo é entrar em contato com o INSS para saber as razões do bloqueio. Essa informação é essencial para, a partir dela, sejam tomadas as medidas cabíveis. Quaisquer outras dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Prezado sr. Natan. Agradecemos o seu comentário. Como podemos lhe ajudar? Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  15. Olá o benefício do meu filho foi suspenso em novembro de 2021 fiz o pedido de reativação fiz atualizacao do cardiunico fiz prova de vida no banco é quando saiu o resultado o inss me informou que deveria entra com um recurso pra ser reativado gostaria de saber se tem um tempo pra eles analisarem esse recurso é bpc loas o dele .

    1. Prezada sra. Waleria. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Para sua comodidade, Entraremos em contato. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  16. Meu beneficio aparece inativo no meu INSS de um dia pro outro não consegui mas nem vê estratos nem extratos de empréstimo fui ate a prova de vida dis que não tenho nem um beneficio como se sou aposentada já a 10 anos e faço pericias direitinho

    1. Prezada sra. Thaís. Agradecemos o seu comentário. Para darmos um parecer correto sobre o seu caso, necessitaremos de informações adicionais para verificarmos o que aconteceu com o seu benefício. Entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  17. Fiz um requerimento de renovação de representante legal .Está em análise a mas de um mês .Com isso 2 meses minha mãe está sem receber o benefício dela .Ligo para 135 diz q está em análise.Entro no site diz q está em análise .Já se passaram 1 mês é nada .Como devo proceder?

    1. Prezada sra. Silvana. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Para sua comodidade, Entraremos em contato. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  18. BOM dia, tive minha aposentadoria por tempo de contribuição cancelada,pedi cópia do processo pra poder levar no advogado ,pra saber o porque e entra com defesa ,faz dois meses que não recebo e o INSS não me mandou nenhuma notificação ,e até agora nada da cópia do processo pra eu dar entrada com advogado

    1. Prezada sra Sueli. Como a senhora já possui advogado constituído, não podemos, por questões éticas, emitir nenhum parecer sobre o seu caso. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  19. cortaram o bcp de meu fil ho especial documentos em maos. agora pedem uma carta de justificativa como elaborar a mesma?. grato.

    1. Prezado,

      Respondemos sua solicitação via e-mail. Esperamos auxiliar. Atenciosamente

  20. o Bpc do meu filho autista foi suspenso, desconfio q foi pq meu ex marido foi até uma agencia do Cras atualizou o cadastro para retirada do nome dele do grupo da familia. So que eu não estou trabalhando e dependia exclusivamente desse bpc e eles alegaram q a renda ultrapassou, como pode se nem to trabalhando? mudei de nome pois houve separação e divorcio. e meu ex marido atualizou o cadastro para retirar o nome do grupo familiar. Por favor me ajudem preciso de orientação de como proceder

    1. Prezada, sra. Nívia. Agradecemos o seu comentário. Para sua comodidade, responderemos sua solicitação via e-mail. Esperamos auxiliar. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  21. Há dois meses minha mãe não consegue receber o benefício da aposentadoria. Liguei para o INSS e fui informada que está suspenso, porém, minha mãe não recebeu nenhum comunicado no endereço dela. Tentei fazer o processo de solicitação de desbloqueio pelo site, mas não tive sucesso. No Estado onde minha mãe mora existe muita fraude em aposentadorias e vários empréstimos já foram feitos no nome dela, inclusive o último que foi feito ainda está sendo descontado porque não foi resolvido. É comum o benefício dos aposentados simplesmente sumirem da conta, ou seja, sacado por pessoas que têm acesso aos dados do aposentado sem a devida autorização do mesmo. Gostaria de saber como faço para resolver o problema da suspensão da aposentadoria e quais documentos apresentar para isso, já que nenhum comunicado chegou na residência.

    1. Prezada, sra. Karla. Agradecemos o seu comentário. Para sua comodidade, responderemos sua solicitação via e-mail. Esperamos auxiliar. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  22. O benefício da minha mãe foi cessado mas está todos os documentos certinhos enviados cumpriu exigência mas de suspenso passou pra cessado o dela é loas o que podemos fazer a respeito

  23. Boa noite ! Meu tio tinha pensao pelo órgão federal , porém perdeu prazo para fazer prova de vida no banco sendo assim fazem 3 meses que o benefício foi suspenso, já abri vários protocolos pelo app gov.br e sem resposta, já não sei onde recorrer …

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que nesse caso, em razão da demora excessiva do INSS em analisar o seu requerimento, recomendamos que seja ingressado judicialmente com um mandado de segurança, para que o Juiz determine ao INSS que conclua o seu pedido administrativo. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

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