Neste artigo explicamos que uma das maiores reclamações feitas pelos segurados é a DEMORA na análise de pedidos e implantação de aposentadorias, pensões e auxílios. Acompanhe neste artigo quais os motivos mais comuns para a demora do INSS na análise do seu pedido e como é possível fazer a solicitação do benefício da melhor forma possível e aumentar as chances de deferimento no menor tempo. Meu pedido no INSS não sai da análise, o que posso fazer?

Meu pedido no INSS não sai da análise, o que posso fazer?

Sumário

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Meu pedido no INSS não sai da análise, o que posso fazer?

Quando falamos de benefícios do INSS, uma das maiores reclamações feitas pelos segurados é a DEMORA na análise de pedidos e implantação de aposentadorias, pensões e auxílios.

O segurado consulta o andamento de seu pedido e a informação é sempre a mesma: requerimento em análise. Em alguns casos, essa demora coloca em risco a própria vida do contribuinte que, por vezes, precisa do benefício do INSS para sobreviver.

Mas você sabia que existem algumas maneiras de fazer o INSS analisar com maior rapidez o seu pedido? Para ajudar você a destravar a análise do seu benefício, elaboramos este artigo. Boa leitura!

O que significa benefício em análise?

Benefício em análise é a indicação de que o seu pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ou seja, o INSS está validando as informações para responder se você tem ou não direito ao pedido solicitado.

Por que o INSS demora nas suas análises e concessões de benefícios?

A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.

Com as revisões de benefícios previdenciários em massa pelo INSS (pentes-finos), número crescente de requerimentos protocolados, digitalização do sistema (INSS Digital), carência de servidores da Autarquia, entre outros fatores, desencadeou-se uma violação cotidiana dos prazos administrativos para conclusão dos requerimentos realizados.

Mas atenção, muitas vezes o próprio segurado contribui para a demora do resultado do seu pedido. Isto porque documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

Meu pedido no INSS não sai da análise, o que posso fazer?

A duração de um processo previdenciário pode ser menor. E o segredo é organizar-se.

Por exemplo, pesquise sobre a sua situação previdenciária, que em geral depende das regras de aposentadoria da sua profissão.

Entendendo as regras que se aplicam no seu caso e quanto tempo demora um processo previdenciário, fica mais fácil para você se organizar. Um bom começo é, para os trabalhadores em geral, pedir no INSS o CNIS, para verificar se todos os períodos que trabalharam, estão registrados no sistema do INSS.

Assim, se você está pensando em se aposentar em breve, é muito importante que comece a organizar todos os documentos necessários para receber a melhor aposentadoria do INSS.

Já no caso de servidores públicos, a averbação de tempo e revisão de CTC possibilitará verificar os períodos que têm registrado no RPPS.

Dessa forma, depois de saber quais períodos faltam na contagem do sistema da previdência, é importante buscar formas de comprovar eles. Assim, a melhor forma é com a carteira de trabalho (CTPS), mas quando ela está danificada ou o trabalho não foi realizado com carteira assinada, é possível buscar documentos alternativos à CTPS e também as provas de tempo trabalhado em regime rural familiar.

Apresentar toda a documentação correta na hora do pedido é essencial para conseguir a sua aposentadoria com tranquilidade.

Por que contar com a ajuda de um advogado quando se tem um benefício em análise no INSS?

O advogado previdenciário é o profissional certo para ajudar você a agilizar o benefício em análise e exigir seus direitos.

O trabalho do previdenciarista inclui todo o apoio necessário para fazer a solicitação do benefício da melhor forma possível e aumentar as chances de deferimento.

Além disso, este profissional tomará todas as providências administrativas e (se necessário) judiciais para garantir o cumprimento do prazo de análise do benefício.

Em caso de pedido negado pelo INSS, o advogado previdenciário ajudará você a entrar com recurso para conseguir sua aposentadoria, auxílio ou pensão.

E ainda há a possibilidade de solicitar revisões de aposentadoria, caso você tenha irregularidades no benefício atual.

Tudo para ajudar você a receber o benefício o mais rápido possível, no valor correto e com todos os atrasados inclusos.

Você teve o benefício é negado pelo INSS? Ao contrário do que muitos acreditam, a decisão do INSS não é definitiva. Isto significa que a negativa do INSS pode ser revista. Saiba o que fazer aqui!

Qual a diferença entre processo administrativo e processo judicial?

Para saber quanto tempo demora um processo previdenciário, precisamos, primeiro, diferenciar um processo administrativo de um processo judicial.

O processo administrativo diz respeito a todo o procedimento que é protocolado no próprio INSS, sem que seja necessário entrar com ação judicial ou contratar um advogado.

Assim, caso o seu benefício seja concedido por vias administrativas, não será necessário entrar com um processo judicial. Porém, infelizmente, isso tem se tornado cada vez mais raro.

Se o seu direito for negado ou concedido com valor inferior ao que a lei determina, saiba que é possível reverter. Neste caso, procure um advogado previdenciário para que ele, a partir das particularidades do seu caso, elabore a estratégia mais adequada para evidenciar o seu direito à concessão do benefício.

Qual a duração do processo administrativo?

A Lei do Processo Administrativo (Lei 9.784/99) estabelece o prazo de 60 dias para que o INSS, e qualquer autarquia, finalize um processo administrativo. Contudo, durante a pandemia, o INSS selou um acordo com o Ministério Público Federal (MPF).

No dia 05 de fevereiro de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou um acordo entre o INSS e o Ministério Público Federal (MPF) em relação ao prazo de análise dos benefícios previdenciários.

Este acordo foi feito dentro do julgamento do Tema de Repercussão Geral nº 1.066 do STF, e afeta todos os benefícios geridos pelo INSS, inclusive o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

Qual o objetivo do acordo sobre prazos do INSS?

O acordo feito tem o objetivo de garantir que os novos prazos sejam, de fato, cumpridos pelo Instituto, já que os antigos eram invariavelmente descumpridos.

Além disso, essa medida firmada entre o INSS e o MPF visa diminuir as ações judiciais feitas pelos segurados com o fundamento de demora do Instituto.

O que diz o acordo homologado pelo STF sobre os novos prazos do INSS?

Segundo o acordo, para as aposentadorias e BPC/LOAS o prazo é de 90 dias. Nos casos de pensão por morte, auxílio reclusão e auxílio-acidente o prazo é de 60 dias. Para a aposentadoria por incapacidade permanente e para o auxílio por incapacidade temporária o prazo estabelecido é de 45 dias. E, para o salário maternidade, o INSS tem o prazo de 30 dias para a conclusão da análise.

Além disso, o INSS possui um prazo extra de 10 dias, em que o requerimento tramitará na Central de Análise Emergencial de Prazo (Cemer). Caso o prazo total seja extrapolado, o INSS deverá pagar juros sobre o montante de atrasados, além da correção monetária.

Quais os prazos administrativos do INSS?

Os prazos são diferentes, a depender do benefício. Confira:

BENEFÍCIOPRAZO
Benefício assistencial90 dias
Aposentadorias90 dias
Aposentadoria por incapacidade permanente (por invalidez)45 dias
Salário maternidade30 dias
Pensão por morte60 dias
Auxílio reclusão60 dias
Auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença)45 dias
Auxílio-acidente60 dias

Além disso, o INSS possui um prazo extra de 10 dias, em que o requerimento tramitará na Central de Análise Emergencial de Prazo (Cemer).

Quando inicia a contagem do prazo de análise do INSS?

Depende do benefício que você requereu.

Se o pedido foi feito em casos em que não é necessária a realização de uma perícia médica ou avaliação social, a contagem se inicia quando você fez o requerimento.

Caso o seu benefício necessite de uma perícia médica e/ou avaliação social, o prazo inicia a partir do momento que são finalizados estes procedimentos.

Posso reativar benefício em análise?

Não. Só é possível reativar benefícios que estão com o status “suspenso” ou “encerrado” no sistema do INSS.

Ou seja: não é possível reativar um benefício que não chegou a ser concedido e nem mesmo analisado.

O meu pedido ao INSS está com o status em exigência, e agora?

A situação do cumprimento de exigências pelo segurado é algo bastante comum e muito simples de entender.

O status em exigência indica que o beneficiário precisa entregar documentos complementares para a conclusão da análise.

Isto significa que, após o requerimento, caso falte alguma documentação necessária, o INSS pode emitir um comunicado ao segurado para que apresente os documentos solicitados. Nesse período de cumprimento de exigência, a contagem do período ficará suspensa até o fim do prazo para entrega dos documentos.

Como fica o prazo quando há exigência de documentos?

Nessa situação, haverá a suspensão da contagem dos prazos estabelecidos. O reinício ocorrerá após o encerramento do prazo fixado para apresentação dos documentos solicitados ou com a apresentação destes, a depender do que ocorrer primeiro.

Ou seja, o tempo é pausado e só volta a correr quando o segurado cumprir a exigência ou acabar o tempo estipulado para a realização desta medida.

O que acontece se o INSS não cumprir o prazo de análise do seu benefício?

Conforme informado no acordo, caso o INSS não cumpra o novo prazo legal, o responsável pela análise do benefício será a Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos, que deve apreciar o seu pedido em até 10 dias.

Esta Central será formada por representantes (titular e suplente) do INSS, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Secretaria de Previdência e Advocacia-Geral da União.

Haverá ainda, ao segurado, o pagamento de juros de mora (aplicados à poupança) e correção monetária (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC).

Se o seu processo ainda não for julgado dentro destes 10 dias, você tem a opção de ingressar com um Mandado de Segurança, uma vez que todos os prazos se esgotaram.

O que é Mandado de Segurança?

O Mandado de Segurança é uma espécie de ação judicial, onde você explicará ao juiz que o INSS violou o prazo legal na hora de analisar seu benefício, afetando seu direito a ter uma resposta do Instituto.

Se for constatada a violação pelo INSS, o juiz ordenará, desde logo, que seu processo administrativo seja analisado e julgado, ocorrendo a concessão ou indeferimento do seu benefício previdenciário.

ATENÇÃO: O Mandado de Segurança não fará com que o seu caso seja julgado na própria “ação judicial”. O que será feito é uma ordem do juiz do processo para que o Instituto faça logo a análise administrativa do seu pedido de benefício.

Quando deve ser feita a perícia médica do INSS?

A perícia médica do INSS deve ocorrer quando for necessário verificar a possibilidade de ser concedido, prorrogado ou interrompido o pagamento de benefícios previdenciários.

No caso de acidente, lesão ou doença, o trabalhador segurado do INSS deve buscar atendimento médico, quando será elaborado um atestado determinando o afastamento do paciente de suas atividades laborais.

Informada desse fato, a empresa empregadora procederá ao agendamento da perícia no INSS para comprovar a incapacidade do empregado, que ocorrerá após 15 dias de afastamento.

Quando sai o resultado da perícia médica do INSS?

Em regra, após a realização da perícia médica, o INSS disponibiliza o resultado ao segurado, de forma automática, às 21h

Portanto, o trabalhador que pediu um benefício por incapacidade, como o Auxílio-doença, e não conseguiu uma resposta sobre a concessão até as 21h do dia da perícia médica do INSS precisa ficar atento.

O que acontece quando a perícia do INSS está sem resultado?

Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”.

Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

Neste caso, o requerimento do seu benefício por incapacidade entra em procedimento de “acerto pós-perícia”.

Este procedimento é utilizado para resolver pendências após a perícia. Portanto, se você fez a perícia médica do INSS e não conseguiu acessar o resultado, fique atento para o que será preciso fazer.

O que fazer quando não há resultado da perícia no INSS?

Ao fazer consulta ao Meu INSS após as 21h do mesmo dia em que a perícia foi realizada e não conseguir ver o resultado, o segurado deve ligar para o número 135.

Ao atendente da central telefônica, o cidadão deve informar que precisa fazer um acerto pós-perícia e explicar a situação.

O funcionário iniciará o procedimento para verificar quais pendências precisam ser solucionadas e orientará o segurado.

Ou seja, nas hipóteses em que não há resultado do exame médico pericial, o segurado deverá entrar em contato com a Central 135 para solicitar o cadastramento de “acerto pós-perícia”.

Como dissemos, trata-se de tratamento de pendências pós-perícia, como acerto de dados cadastrais, vínculos e remunerações e críticas de concessão, que impeçam a conclusão do reconhecimento de direito ao benefício de auxílio por incapacidade.

Para que serve o acerto pós-perícia do INSS?

O acerto pós-perícia serve para regularizar pendências. Outra função é permitir que o segurado preste os dados necessários à conclusão do pedido de benefício.

Em especial, este procedimento tem sido adotado pelo INSS nos casos de auxílio por incapacidade temporária – anteriormente denominado auxílio-doença.

Lembre-se, caso o resultado da sua perícia não esteja disponível no Meu INSS após as 21h, o trabalhador deve ligar para o 135 para verificar se precisa entregar algum documento extra ou corrigir algum dado no cadastro.

Como solicitar o acerto pós-perícia?

Para solicitar o serviço, o trabalhador que estiver sem resposta sobre o seu benefício deve ligar, no dia seguinte à perícia, para o 135 e pedir para que o atendente verifique se há alguma pendência a ser cumprida.

Se houver, pergunte quais documentos precisará enviar e, depois, vá no Meu INSS, na opção “Agendamento/Solicitações”. Pelo portal, encaminhe os documentos digitalizados ou fotografados com boa resolução.

Caso o INSS demore para dar uma resposta, o segurado pode abrir uma reclamação com a ouvidoria do órgão ou entrar com uma ação judicial. Neste último caso, será preciso contar com a ajuda de um advogado especialista na área previdenciária para analisar o caso e pedir o mandado de segurança, exigindo retorno imediato do INSS.

Lembre-se, a abertura do “acerto pós-perícia” só poderá ser feita através da Central 135. Após o contato pelo telefone 135, o requerimento deverá ser acompanhado pelo segurado ou por seu procurador através da plataforma “Meu INSS”, em “agendamentos/solicitações”, já que, caso necessário, o servidor do INSS abrirá exigência para a apresentação de documentação comprobatória.

IMPORTANTE: Além de saber se o benefício foi concedido, o segurado também consegue conferir pelo aplicativo as anotações do perito que realizou o exame por meio do serviço “Laudos Médicos”.

A informação é importante para que o trabalhador que teve o auxílio recusado verifique o que levou o médico a rejeitar o pedido e, também, pode facilitar a contestação do resultado por meio de recurso à Previdência ou ação na Justiça.

Solicitei o acerto pós-perícia e mesmo assim não tive resposta, e agora?

Infelizmente, essa é a realidade de vários segurados. Muitos já estão aguardando há meses por uma resposta do INSS.

Para esses casos, uma alternativa é entrar com um Mandado de Segurança. Que é uma ação proposta na justiça para proteger o direito do cidadão.

Nesse tipo de ação, o Juiz não irá analisar se quem pediu o benefício tem direito a ele ou não, apenas obrigará o INSS a fazer a análise para que o segurado tenha, finalmente, uma resposta.

Considerando que um benefício previdenciário é a única forma de sobrevivência de muitas famílias brasileiras, o Mandado de Segurança pode ser uma boa solução, pois pode ser mais rápido do que uma ação judicial comum.

Para buscar essa solução para a demora da sua solicitação do acerto pós-perícia, é imprescindível contar com um profissional especializado na área previdenciária. Ele irá analisar detalhadamente o seu caso e tomar as devidas providências.

O que fazer se a perícia médica for negada?

Se discordar das conclusões do médico perito que negou o seu benefício, procure um advogado especialista na área previdenciária para entender seus direitos.

Assim, caso sua perícia tenha sido indeferida (negada), não se desespere. Ainda é possível recorrer na Justiça. Ajuizando uma ação, inclusive, você passará por uma nova perícia com um médico especialista escolhido pelo juiz.

Portanto, quando há a discordância das conclusões apresentadas pelo laudo do médico perito que negou a concessão ou prorrogação do benefício, ainda há a possibilidade de reverter o parecer.

Mas lembre-se, neste caso, recomenda-se que o segurado busque pela assistência de um advogado especializado no setor previdenciário.

Ele te ajudará a recorrer administrativamente, dentro do próprio INSS, ou ainda, acionar a Justiça, buscando uma decisão judicial à concessão ou prorrogação do pagamento dos auxílios ou da aposentadoria por invalidez.

Quando o processo judicial deve ser instaurado?

Quando negam o pedido administrativamente, mesmo após o recurso, é necessário iniciar o processo judicial.

Como ficaram os prazos judiciais?

Todos os novos prazos mencionados anteriormente valem somente para o processo administrativo dentro do INSS.

No entanto, o acordo do INSS/MPF também mudou alguns prazos para o cumprimento de decisões do Poder Judiciário.

Ou seja, os novos prazos devem ser cumpridos quando o seu processo estiver na Justiça.

Os prazos para o cumprimento de decisões judiciais são os seguintes:

DecisãoNovo Prazo
Concessão de aposentadorias, pensões e outros auxílios45 dias
Concessão de Benefício por Incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez)25 dias
Concessão de ações de revisão, emissão de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), emissão de Guias da Previdência Social (GPS) e averbação de tempo de contribuição90 dias
Juntada de documentos30 dias
Concessão de Benefício Assistencial25 dias
Concessão de tutelas de urgência15 dias

Lembre-se, estes prazos são considerados a partir da intimação do INSS.

O recebimento de atrasados mudou? 

Não. O pagamento dos atrasados, que são os valores retroativos devidos ao segurado que tem o benefício concedido, não mudou. O beneficiário tem direito a receber os valores correspondentes ao período de espera, a partir da data de entrada do requerimento no INSS. O valor é pago junto ao primeiro pagamento, com correção monetária pelo INPC, medido pelo IBGE.

O planejamento previdenciário pode fazer com que o meu benefício não demore?

Sim. O planejamento previdenciário permite encontrar o melhor benefício de acordo com o histórico de contribuições do segurado. Ou seja, é uma estratégia de análise das informações do contribuinte com o objetivo de determinar o melhor momento para solicitar a aposentadoria ou, no caso de já estar aposentado, de revisar e corrigir possíveis erros cometidos pelo INSS.

Planejamento para quem está longe de se aposentar

Se a aposentadoria ainda está distante, fazer o planejamento será muito mais fácil e acertado. Com o planejamento, será possível entender qual o melhor caminho a seguir em valor de contribuição e periodicidade para alcançar o benefício desejado.

Planejamento para quem está próximo da aposentadoria

Para os filiados do RGPS que estão próximos de se aposentar, o plano fará correções a tempo, se necessário, avaliando qual alternativa é a mais interessante para o contribuinte.

Além disso, fará com que a solicitação seja mais adequada e assertiva para obter o benefício. Evitando possíveis negativas administrativas por incompletude de dados.

Planejamento para quem já solicitou a aposentadoria

No caso daqueles que já encaminharam a solicitação ao INSS, o planejamento será importante para verificar se os procedimentos estão corretos dentro das possibilidades de cada contribuinte.

Planejamento para quem já está aposentado

O planejamento previdenciário beneficia até mesmo quem já está aposentado. Com a avaliação correta de toda a documentação, perfil e direitos, é possível descobrir se o benefício concedido é o mais vantajoso a que o contribuinte tem direito. Se não for, pode ser solicitada a sua revisão.

Isto acontece porque nem sempre o resultado apresentado pelo INSS é o que realmente corresponde à sua trajetória como contribuinte.

Infelizmente, é comum que o INSS deixe de registrar ou registre equivocadamente algumas contribuições.

Pode acontecer, ainda, de os responsáveis pelos recolhimentos – como empresas contratantes – não pagarem ou não repassarem de forma adequada os valores para o INSS.

Portanto, na conta final da concessão da aposentadoria, podem estar faltando dados importantes para o cálculo do benefício.

O resultado é um salário de benefício menor do que filiado realmente deveria receber. Por isso, o planejamento é útil até mesmo para quem já está aposentado.

Quais os principais benefícios concedidos pelo INSS?

Estes são os principais benefícios concedidos pelo INSS atualmente:

  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência: Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido à pessoa com deficiência que não possui meios de prover o próprio sustento ou receber ajuda da família.
  • Benefício assistencial ao idoso (BPC): Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido ao idoso (acima de 65 anos) de baixa renda.
  • Aposentadoria por idade: Benefício que substitui a renda do cidadão com idade mínima de 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher) e tempo de contribuição mínimo de 15 anos (homem e mulher)
  • Aposentadoria especial: Aposentadoria concedida ao trabalhador que atuou exposto a agentes nocivos à sua saúde e integridade física por 25, 20 ou 15 anos
  • Aposentadoria por invalidez: Aposentadoria concedida ao trabalhador considerado permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laboral
  • Salário-maternidade: É devido às pessoas que se afastam do trabalho pelo nascimento do filho, aborto não intencional, adoção ou aquisição de guarda judicial
  • Pensão por morte: Benefício pago aos dependentes do beneficiário do INSS que era aposentado ou trabalhador e faleceu, desapareceu ou foi declarado morto pela justiça
  • Auxílio-reclusão: benefício pago aos dependentes do beneficiário que foi preso e era responsável pelo sustento da família
  • Auxílio-doença: Benefício pago ao trabalhador que comprove incapacidade temporária de trabalho por motivo de doença ou acidente
  • Auxílio-acidente: Benefício pago ao trabalhador que sofre um acidente e tem sequelas definitivas que diminuem sua capacidade de trabalho (indenização).

Por que preciso da ajuda de um advogado na hora de pedir o meu benefício no INSS?

Ao longo deste artigo, ficou evidente que solicitar um benefício ao INSS pode se tornar um desafio complexo que requer conhecimentos específicos sobre a legislação previdenciária e sobre cálculos previdenciários. Caso o seu CNIS não contenha todos os seus vínculos, o seu pedido pode ser indeferido.

Por isso, é essencial contar com a orientação de um advogado previdenciário especializado.

advogado especialista em Direito Previdenciário será capaz de analisar a sua situação de forma minuciosa, considerando todos os fatores relevantes, e realizar corretamente os cálculos para o seu benefício previdenciário.

Além disso, um advogado previdenciário experiente poderá auxiliar na apresentação de todos os documentos necessários e na argumentação mais adequada para o seu caso, aumentando assim as chances de sucesso do seu pedido.

Lembre-se, contar com a ajuda de um profissional qualificado pode fazer toda a diferença na obtenção do benefício a que você tem direito.

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43 Respostas

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que ao realizar um pedido de aposentadoria, é extremamente importante verificarmos todas as contribuições já pagas pelo segurado ao INSS. Apresentando irregularidades nas contribuições que impeçam o cumprimento dos requisitos exigidos, o benefício poderá ser negado. Diante disso, para que possamos lhe auxiliar, será necessária uma análise completa do extrato de contribuições de sua esposa, e o motivo da pendência apontada. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  1. boa tarde.
    fiz o Pedido de aposentadora erroneamente no site do INSS, foi liberado quase de imediato, entrei no dia seguinte e abri um protocolo pra cessar o beneficio ja que nem saquei (previsão pra 09/05/2023). no protocolo do Pedido para cancelar aparece o status: CANCELADO
    abri outro protocolo e agora consta como análise…
    o que faço, estou muito preocupada, pois não quero aposentar agora

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Enquanto sua perícia está em análise, não é possível agendar um requerimento presencial com o mesmo objetivo. Dessa forma, para que você não seja prejudicada diante da demora injustificada do INSS em concluir a sua solicitação, é necessário tomar as providências necessárias. No seu caso, será necessário analisarmos o seu caso de modo completo, o que poderá ser realizado de modo remoto. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  2. Bom dia, meu filho recebe um benefício do inss (bpc) a uns 15 e junho do ano passado, descobrimos que o benefício tinha sido transferido pra outro banco em uma cidade próxima aonde moramos, e pelo app do inss conseguimos mudar de banco novamente, só que até hoje ele nunca recebeu o valor do mês junho. Ja fiz dois pedidos no primeiro faltava documento os quais demorei pra conseguir, então perdi o prazo. E agora está desde o dia 16 fevereiro em análise, o podemos fazer já que se passaram 90 dias esse pedido?

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que após passados mais de 30 dias da solicitação, é necessário tomar as providências cabíveis. Para isso, neste primeiro momento é necessário analisarmos o seu caso de modo completo, para darmos continuidade as providencias necessárias e obtermos a resposta do INSS. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  3. Boa noite,
    Estou no aguardo do auxílio-acidente há 6 meses, o pedido está em análise por todo esse tempo, oque de vó fazer?

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que se você está enfrentando atrasos por parte do INSS na análise do seu pedido, é possível adotarmos medida judicial para buscar uma solução. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  4. Estou com uma perícia em análise já vai fazer 90 dias,já voltei a trabalhar,mas só recebo depois da resposta do INSS.
    O que faço ???

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que se você está enfrentando atrasos por parte do INSS na análise do seu pedido, é possível a tomada de providências na liberação. Para essa medida judicial precisamos analisar o seu caso de modo completo, portanto, fale com a nossa equipe. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  5. Boa Tarde,, ganhei na Jr aposentadoria especial por unanimidade,,o INSS interpôs recurso pra CAJ,,, também ganhei por unanimidade,,desde 18.01.2022, estou aquardando cumprimento de acordao…o que fazer para o INSS começar a pagar o que é meu por direito,,,eles perderam em segunda instância e não cabe mais recurso… tem como fazer algo para adiantar o pagamento

    1. Agradecemos o seu contato.

      Para emitirmos parecer diante de seu questionamento, será necessário analisarmos o seu caso de modo completo.

      A análise pode ser feita em qualquer localidade de forma on-line. A esfera previdenciária é totalmente digital.

      Ficamos à disposição. Atenciosamente

  6. Estou com uma perícia em análise amanhã já vai fazer 90 dias,o atestado acabou já faz uns 15 dias e ainda continua em análise o Pedido, estou cheio de dívida aluguel atrasado etc a empresa não me deixa voltar a trabalhar, sem liberação do INSS estou completando perdido. Alguém me ajuda a sobre o que fazer neste caso?
    O que faço ???

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que se o sr está enfrentando atrasos por parte do INSS na análise do seu pedido, é possível adotarmos medidas solucionar. Essa medida envolverá a intervenção de um juiz para ordenar ao INSS que conclua a análise do seu pedido. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  7. Olá entrei com pedido de auxílio doença no dia 11/04/2023 pelo app meu INSS como a empresa mandou e até agora não obtive resposta nenhuma tá sempre com a mesma mensagem que está em análise, o que devo fazer

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Diante da demora excessiva do INSS em analisar o seu requerimento, é possível adotarmos as medidas necessárias para garantir que o resultado seja disponibilizado à senhora. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  8. Minha perícia foi no dia 25 de abril e só tive resposta do resultado no dia 6 de junho.
    Porém o pagamento do benefício foi só referente do dia 2 de abril ao dia 25 de abril.
    Então a dúvida é, do dia 25 de abril até o dia 6 de junho,como fica?Quem paga?

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que é importante analisarmos o período em que o benefício da senhora foi concedido. Caso o benefício tenha sido concedido apenas até o dia 25 de abril, sem a possibilidade de solicitar a prorrogação, é possível ingressarmos com uma ação judicial para requerermos a continuidade do pagamento do benefício a partir desta data. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  9. Boa tarde, estou a espera por 8 meses, em analise do meu beneficio por cirurgia. Gostaria de saber se qdo eu for receber, se recebo com juros pelo atraso.

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Diante da demora excessiva do INSS em analisar o seu requerimento, é possível adotarmos as medidas necessárias para garantir que o resultado seja disponibilizado à senhora. Recomendamos tomar as medidas necessárias o mais rápido possível, uma vez que o atraso injustificado do INSS não resulta em juros sobre o valor das prestações. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Diante da demora excessiva do INSS em analisar o seu requerimento, é possível adotarmos as medidas necessárias para garantir que o resultado seja disponibilizado à senhora. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que o INSS possui prazos para concluir a análise das solicitações realizadas. Dessa forma, se a senhora está com o requerimento em análise há mais de 30 dias, é possível adotarmos providências judiciais para liberar a decisão pendente. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  10. Boa tarde fiz apericia 29 d junho d 2023 do inss e retornei dia 17 d julho d 2023 e está em análise pq não saiu resultado nenhum. e meu atestado é até 15 d agosto q ainda estou fazendo fisioterapia…oq devo fazer. Um pedido d ajuda pq nunca passei por perícia do inss na minha vida.

    1. Olá, agradecemos o seu contato.

      Informamos que o INSS possui prazos para concluir a análise das solicitações realizadas. Dessa forma, se a senhora está com o requerimento em análise ou pendente há mais de 30 dias, é possível adotarmos providências judiciais para liberarmos a decisão. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

    1. Olá, agradecemos o seu contato.

      Informamos que o INSS possui prazos para concluir a análise das solicitações realizadas. Dessa forma, se a senhora está com o requerimento de reativação da pensão por morte em análise ou pendente há mais de 30 dias, é possível adotarmos providências judiciais para liberarmos a decisão. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  11. Meu beneficio pensao pos morte,toda documentacao certa,07/07/2023 foi Distribuido ao Conselho Relator , e 18/07/2023,Documento Juntado e Juntada de informacoes previdenciarias,ja esta perto de eu receber minga pensao pis morte exelencia?

    1. Olá, agradecemos o seu contato.

      Informamos que o INSS possui prazos para concluir a análise das solicitações realizadas. Dessa forma, se a senhora está com o requerimento de pensão por morte em análise ou pendente há mais de 30 dias, é possível adotarmos as providências judiciais para liberarmos a decisão. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  12. Bom dia, eu tive um acidente na empresa em 2008 e estou afastado desde 2009 ,fiz minha última perícia em abril de 2021 onde o perito pediu minha aposentadoria.
    Em abril de 2022 cessaram meu benefício por motivo do acordão 1350/2020 tcu.
    Não reativarão meu benefício nem com mandado de segurança por causa desse requerimento em análise. O que devo fazer? Obrigado.

    1. Olá, agradecemos o seu contato.

      Informamos que nesse caso, é fundamental analisarmos o comunicado que cessou o benefício que o senhor recebia, para identificarmos possíveis irregularidades no ato administrativo.

      É importante ressaltar que os benefícios que foram interrompidos por não atenderem às exigências estabelecidas pelo INSS resultam na suspensão do benefício, mas isso não impossibilita um novo pedido caso seja comprovado que o senhor continua incapaz para o trabalho. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  13. Tenho um pedido de aposentadoria por idade dei entrada em 20/03/23 ja cumpri exigencia em 20/07/23 so ex funcionario publico trabalhei por 27.30 avos mais outros tempo que no total do tempo chega a 32 anos de servico cumprime nto exigencias foi ctc ja entreque não entendo porque tanta demora o tempo e 15 anos tenho o dobro

    1. Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que as solicitações feitas ao INSS devem ser instruídas com a documentação completa e necessária para que o pedido seja analisado de uma forma precisa.

      Para evitar atrasos na tramitação do pedido, é fundamental realizarmos um exame prévio do processo administrativo para assegurarmos que todos os documentos exigidos estejam devidamente anexados. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.

  14. A minha esposa tem três anos tentando aposentar. A segunda turma concedeu por unanimidade seus direitos e encaminharam o processo para conceder, isso foi em 12 de julho e até o momento nada. E no dia 02 mês corrente inseriram o seguinte: “Para cria¿¿o da subtarefa de cumprimento correspondente, que ira ser trabalhada na fila do PEFPS” .O que é isto?

    1. Agradecemos o seu contato.

      Para que possamos lhe orientar diante do seu questionamento, será necessário analisarmos o seu caso de modo completo. A análise pode ser feita de modo digital em qualquer localidade;

      Ficamos à disposição. Atenciosamente

  15. Boa noite
    Meu nome é Elisângela
    Meu esposo entrou no inss para receber os 15 dias por doença
    Esta em análise esperando a data da pericia
    Mas depois que ele mandou o atestado que levou o afastamento ele retornou ao médico e pegou mais um atestado
    Nossa duvida é se ele tem que anexar esse novo atestado ao pedido de agendamento da pericia que ainda esta em análise
    Ele fez o pedido para agendamento da pericia no dia 12/09/2023
    Mas consultou com medico no 14/09/2023

  16. Boa tarde
    Entrei com um pedido de salário maternidade rural,tds as exigências já foram cumpridas,porém,já tá com 20 dias de análise,será q tenho alguma chance de ser concedido?

    1. Olá, agradecemos o seu contato.

      Para que possamos lhe orientar diante do seu questionamento, será necessário analisarmos o seu caso de modo completo. A análise pode ser feita de modo digital em qualquer localidade;

      Ficamos à disposição. Atenciosamente

  17. O fiz um pedido de salario maternidade rural , que foi indeferido .depois entrei com recurso .
    Que foi provido a meu favor por .
    No status do processo diz que foi solicitado a analise de acórdão e já tem 90 dias .o que eu poderia fazer ?

    1. Olá, Juliana.
      Agradecemos o seu contato.
      Em retorno à sua informação, esclarecemos que existem medidas que visam resolver a demora na conclusão do seu pedido junto ao INSS.
      Para isso, precisamos realizar uma análise prévia do seu caso. Essa análise é fundamental para determinarmos a melhor medida na solução. Ficamos à disposição. Atenciosamente

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