Como anexar documentos no Meu INSS
Quando o cidadão faz algum pedido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é normal que o servidor solicite documentos complementares para proporcionar uma melhor análise, a exemplo de documentos de identificação, comprovante de residência e outros. Esse pedido que chega ao cidadão é chamado de exigência e precisa ser cumprida para a análise do requerimento.
Mas você sabia que é possível anexar os seus documentos pelo Meu INSS sem sair de casa? O Meu INSS é um sistema que permite o acesso online pelo computador ou por um aplicativo de celular a diversos serviços do INSS.
Para ajudar você a entender qual o prazo e as regras específicas para você anexar seus documentos corretamente no Meu INSS, elaboramos este artigo. Boa leitura!
O que é o Meu INSS?
Antigamente, era necessário ir até uma agência do INSS e enfrentar longas filas para acessar qualquer serviço, incluindo a obtenção de documentos simples. Em 2018, o Governo Federal introduziu o Meu INSS.
O Meu INSS é um sistema online criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços do INSS pela internet. Isso permite a obtenção de documentos e a solicitação de benefícios previdenciários de forma mais conveniente.
Considerando que muitos usuários são idosos, doentes, ou têm alguma deficiência permanente ou temporária, o Meu INSS oferece uma alternativa mais acessível. Além de simplificar o deslocamento, a plataforma agiliza o processo e o requerimento de benefícios, tornando o sistema mais eficiente.
Como se cadastrar no Meu INSS?
Para usar o Meu INSS, é necessário realizar um cadastro no sistema. Comece acessando o site do Meu INSS e clique em “Entrar com gov.br”. Ao selecionar “Crie sua conta gov.br”, o sistema apresentará algumas opções.
Ao abrir a página do gov.br, insira seu CPF e prossiga. É fundamental garantir que todas as informações fornecidas estejam corretas. Após seguir todas as etapas e criar sua senha, retorne ao Meu INSS.
Na sequência, volte à página do Meu INSS e clique em “Entrar com gov.br”. Informe seu CPF e a senha da conta gov.br. Se for seu primeiro acesso, o Meu INSS solicitará uma Autorização de Uso de Dados Pessoais. Basta autorizar e pronto!
Posso cumprir a exigência do INSS pela internet?
Sim. A exigência pode ser cumprida pelo portal Meu INSS no computador ou pelo aplicativo no celular.
Ao acessar o Meu INSS, o segurado pode verificar quais são os pedidos pendentes, anexar a documentação necessária de forma digitalizada e acompanhar o andamento do processo.
Você tem uma exigência no INSS e quer anexar os documentos? Ou você quer cadastrar um procurador? Fez um pedido documental de perícia? O vídeo a seguir te ensina com um passo-a-passo fácil para que você mesmo possa fazer. Em caso de dúvidas, nos informe!
Como anexar documentos no Meu INSS
Para atender às exigências do INSS, é necessário enviar a documentação, e esse processo pode ser feito diretamente pela plataforma Meu INSS. Os documentos devem seguir estas orientações:
- Devem ser escaneados em um scanner ou fotografados de maneira clara (até mesmo usando a câmera do celular).
- Precisam estar no formato PDF.
- Devem ser coloridos.
- Devem estar em bom estado de conservação e ser legíveis.
Quando o segurado tiver a documentação digitalizada conforme solicitado pelo INSS, pode acessar o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/) e realizar o envio dos documentos. Para isso, basta seguir este passo a passo:
1 Acesse o site Meu INSS e clique em “Entrar com gov.br”. Informe seu CPF e depois sua senha.
Após o login, você será redirecionado para a tela de Serviços em Destaque. Clique no retângulo marcado em vermelho — “Cumprimento de Exigência”.
Se você não tiver exigências, aparecerá na tela. Caso contrário, o site pedirá que você envie documentos.
Se tiver exigência, clique em “cumprir exigência” e anexe os seus arquivos clicando no +
Clique em avançar, leia as informações e clique em avançar/finalizar para enviar o pedido.
Pronto!
O que NÃO fazer no envio da documentação?
Agora que você já sabe como enviar os documentos, é preciso saber de algumas coisas a respeito da documentação que você vai enviar.
- NÃO envie arquivos de foto no formato JPEG, JPG, PNG; Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual o formato correto do documento para cumprir a exigência no meu INSS. O PDF é o formato padrão de arquivos aceitos pelo INSS. Então, você deve converter a imagem do documento para PDF usando aplicativos disponíveis na internet,
- NÃO envie arquivos preto e branco, a menos que o original já seja preto e branco; Lembre-se, você deve enviar a documentação com as cores originais, sem alterações como o preto e branco, por exemplo. Isso porque o INSS é bastante criterioso e pode recusar os seus documentos.
- NÃO envie arquivos rasurados, manchados ou remendados com fita adesiva. Sabemos que, por vezes, os nossos documentos vão ficando mais velhos e rasurados com o passar do tempo. Mas devemos priorizar o envio de arquivos mais novos e em bom estado de conservação. A foto deve estar bastante nítida e visível, para isso ocorrer você deve tirar uma foto com uma boa câmera ou pode escanear o documento usando aplicativos especializados. Até porque, a qualidade da imagem enviada vai ajudar muitos os funcionário do INSS. Com isso, o processo tende a ficar mais rápido.
Posso enviar meus documentos por e-mail?
Não. De forma errada muitos cidadãos têm enviado documentação para o e-mail da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), e esse não é o fluxo.
Documentos precisam do envio pelos canais oficiais: pelo aplicativo ou site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/ ), ou em uma agência da Previdência Social, mediante agendamento pela central 135. Em nenhuma hipótese o INSS recebe documentos por e-mail.
Posso cumprir a exigência na agência física do INSS?
Sim. Caso o segurado tenha dificuldade no acesso ao Meu INSS ou prefira o atendimento presencial, é possível agendar o atendimento pelo telefone 135, as ligações são gratuitas para celular e telefone fixo.
Nesse caso, será preciso comparecer à agência do INSS no dia e horário marcados, com os documentos originais solicitados. A documentação será digitalizada e anexada ao respectivo processo para a continuidade do atendimento. A central funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).
Mas, lembre-se, é necessário agendar a entrega. Então, não vá ao INSS sem agendamento.
Qual o prazo para cumprir exigência do INSS?
O prazo para atender a essas exigências é de 30 dias, começando a contar a partir da data em que você toma conhecimento. Esse prazo pode ser estendido se você formalmente solicitar a prorrogação, apresentando uma justificativa. Caso perceba que não conseguirá cumprir a exigência dentro do prazo inicial, é possível pedir ao INSS uma extensão de mais 30 dias.
Depois de solicitar a prorrogação, o INSS irá avaliar se é viável ou não conceder o tempo adicional.
Infelizmente, muitas pessoas desconhecem esse prazo ou acham que não é relevante.
O que acontece se eu perder o prazo?
Não cumprir um prazo de exigência pode causar sérios problemas no seu processo administrativo e até resultar no indeferimento do seu benefício. O INSS é rigoroso, então é fundamental ficar atento aos prazos. Afinal, o benefício em questão está em jogo.
Importante ressaltar: o cumprimento do prazo é crucial para a aceitação e processamento do seu pedido. Portanto, esteja atento ao prazo estabelecido.
Qual a vantagem de ter um advogado previdenciário para cumprir a exigência do INSS?
Embora qualquer pessoa possa usar o Meu INSS, a legislação previdenciária é muito complexa e muda todos os anos. Além disso, os tribunais superiores também vivem mudando o entendimento sobre diversos assuntos do Direito Previdenciário.
Contar com a ajuda de um advogado especializado em INSS pode ser muito benéfico ao solicitar aposentadoria ou outro benefício do INSS.
Além de orientar sobre a documentação necessária, esse profissional pode auxiliar na resolução de questões pendentes. Um especialista também analisará seu caso para determinar a melhor regra de aposentadoria e qual o melhor cenário previdenciário disponível para você.
Portanto, se estiver enfrentando problemas ou apenas buscando cumprir exigências no Meu INSS, considerar a assistência de um advogado previdenciário é uma decisão que pode fazer a diferença.
Por que preciso da ajuda de um advogado na hora de pedir o meu benefício?
Ao longo deste artigo, ficou evidente que solicitar um benefício previdenciário pode se tornar um desafio complexo que requer conhecimentos específicos sobre a legislação previdenciária e sobre cálculos previdenciários. Há muitos motivos pelos quais o seu pedido pode ser negado.
Por isso, é essencial contar com a orientação de um advogado previdenciário especializado.
O advogado especialista em Direito Previdenciário será capaz de analisar a sua situação de forma minuciosa, considerando todos os fatores relevantes, e realizar corretamente os cálculos para o seu benefício previdenciário.
Além disso, um advogado previdenciário experiente poderá auxiliar na apresentação de todos os documentos necessários e na argumentação mais adequada para o seu caso, aumentando assim as chances de sucesso do seu pedido.
Lembre-se, contar com a ajuda de um profissional qualificado pode fazer toda a diferença na obtenção do benefício a que você tem direito.
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9 Respostas
Quero meu beneficio estou ruim coluna
Meu recurso foi enviado para CEAB SRII Reconhecimento de Direito pelo INSS para procedimentos administrativos que não foram realizados devido ao Recurso encontrar-se aguardando Julgamento ou com Julgamento Proferido e esta situação permanece desde de 01/03/2021. O que fazer ?
Prezado sr. Paulo. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.
Boa tarde, meu nome é CYNTHIA e sou procuradora de meu irmão junto ao INSS.
Preciso atualizar os dados dele para que cont recebendo a aposentadoria por invalidez.
Já tenho a certidão atualizada e dois atestados médicos,
Envio como perícia ou tem outra janela para atualização de dados????
Agradeço as informações….
Prezada sra. Cynthia. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Ficamos à disposição. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.
Bom dia
tenho 57 ano e 08mese de idade , 20 anos de contribuição e 10 anos de rural. Gostaria de saber se posso pedir minha aposentadoria ?
Prezada sra. Hella. Agradecemos o seu comentário. Para uma análise adequada do seu caso, necessitaremos de informações adicionais. Para sua comodidade, entraremos em contato. Quaisquer outras dúvidas, acesse os nossos canais de atendimento. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.
olá doutores, boa tarde, estou aflito, pois cumprir hoje uma exigencia, fiz todo o passo a passo enviei, mas esqueci de enviar o comprovante de residencia, tentei anexar depois que eu vi o erro, mas não aparece mais como exigencia, o que eu devo fazer? o prazo é até 20.04.2022. me ajudem por favor.
Olá, agradecemos o seu contato. Informamos que nesse caso, será necessário analisar o requerimento administrativo e solicitar a inclusão do documento essencial à análise do pedido. Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, equipe Jácome Advocacia.