Nesta última terça-feira, 08 de setembro, os servidores do INSS iniciaram greve de caráter sanitário por tempo indeterminado. A finalidade é evitar que as agências sejam reabertas para as atividades presenciais em meio a pandemia de Covid-19.
O anúncio foi feito após uma plenária virtual da Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Fenasps), que ocorreu na última sexta-feira (04). Com isto, a previsão da retomada do atendimento presencial à população que está prevista para 14 de setembro deve sofrer alterações.
Vale lembrar que o INSS já marcou diversas datas para o retorno das agências presenciais em meio à pandemia, mas todas as datas foram adiadas. A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia da covid-19 e, desde então, o INSS vem prorrogando o atendimento remoto. A retomada estava prevista inicialmente para 13 de julho. Uma primeira prorrogação determinou a volta gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto. Depois, o governo federal passou para 24 de agosto. E, agora, a reabertura será em setembro.
Segundo o INSS, a reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
Com isso, segue o atendimento por meio dos canais remotos. Os segurados podem acessar serviços pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS além da central telefônica 135.
Fonte:. Assessoria de Comunicação Consuprev e INSS